Pular para o conteúdo principal
Chapéu
'Deforma' Trabalhista

Dezenas de demissões no ITM do Itaú nos últimos meses

Linha fina
Amparado pela deforma trabalhista de Temer, banco demite funcionários das áreas de Cartões Pessoa Física e Intercâmbio; Sindicato exige a suspensão das demissões!
Imagem Destaque
Arte: Pixabay

O Itaú continua pesando a mão na deforma trabalhista de Temer e dos banqueiros e desrespeitando a CCT da categoria. Depois do feirão de direitos no CT, a última maldade são as demissões de dezenas de funcionários do ITM nos últimos meses. Os alvos são trabalhadores das áreas de Cartões Pessoa Física e Intercâmbio, vinculadas à Superintendência de Cartões e BKO Cobranças.

De acordo com o dirigente sindical e bancário do Itaú Fabio Pereira, a maioria dos demitidos são funcionários considerados de baixa performance por uma avaliação duvidosa do banco, que considera cerca de 90% dos empregados dessas áreas "abaixo da curva". "No local, já existe a contratação de temporários amparada pela deforma trabalhista antes mesmo do término da CCT de dois anos que garante direitos à categoria até 31 de agosto. E agora demissões de trabalhadores terceirizados, adoecidos e PCDs. Com um lucro de R$ 6,4 bilhões no primeiro trimestre, o Itaú deveria contratar mais pessoas, melhorar o atendimento ao cliente e as condições de trabalho, saúde e segurança dos funcionários”, salienta.

O Sindicato está acompanhando todo o processo e já conversou com o banco, mas ainda não obteve resposta. “Nossa orientação é que, caso haja novas demissões nessas áres, os trabalhadores afetados procurem diretamente os dirigentes Fabio, Andrea e Tonhão, responsáveis pelo prédio. Ou utilizem nossos canais. Não iremos mais tolerar nenhuma injustiça, que o Itaú utilize a deforma trabalhista para economizar às custas dos trabalhadores”, acrescenta.

Além de pessoalmente aos dirigentes, as denúncias podem ser feitas ao Sindicato por meio da Central de Atendimento (11 3188-5200) ou pelo WhatsApp (11 97593-7749). O sigilo é garantido!

Além do desrepeito com a CCT, o Itaú já colocou em prática um dos pontos da deforma trabalhista que permite apenas a realização pela empresa da homologação dos trabalhadores demitidos, atitude rechaçada pelo Sindicato. Para garantir que bancários tenham seus direitos assegurados, a entidade oferece gratuitamente atendimento pré e pós homologação.

seja socio