Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Desabastecimento

Rodízio de veículos continua suspenso em São Paulo

Linha fina
Prefeitura anuncia medidas de contingência em relação aos serviços públicos em função da greve nacional dos caminhoneiros
Imagem Destaque
Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

A greve nacional dos caminhoneiros chega ao quinto dia na sexta-feira 25 e já provoca uma crise no abastecimento de combustíveis em todo o país.

Diante disso, a Prefeitura de São Paulo decidiu manter suspenso o rodízio de veículos na cidade, medida já adotada na quinta-feira.  

De acordo com a administração municipal, o desabastecimento pode afetar a circulação de cerca de 50% da frota de ônibus da cidade. Assim, as linhas noturnas vão operar com intervalos dobrados, ou seja, de 30 minutos para as que são de 15, e as de 30 minutos passarão para 60.

“A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes determinou que a SPTrans e a CET reforcem as equipes de rua para orientar os passageiros e motoristas sobre as mudanças”, informa a Prefeitura em nota. “Em negociação mantida pela administração municipal com a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, ficou acertado que, à diferença do que ocorre normalmente, a CPTM e o Metrô vão manter 100% de suas frotas em operação no período de entrepico para compensar a ausência de parte dos ônibus.

Coleta de lixo

A administração municipal informa, ainda, que a coleta de resíduos comum e recicláveis estará suspensa na sexta-feira 25. E pede que os munícipes não coloquem o lixo para fora até a retomada da operação dos caminhões.

“Serviços críticos como a limpeza de pós feiras, recolhimento de animais mortos e coleta de resíduos hospitalares, no entanto, serão executados normalmente. Os Ecopontos também estarão fechados. Os serviços de limpeza urbana como a varrição de vias e logradouros serão reduzidos.”

Saúde pública

A Secretaria Municipal da Saúde informa que todas as unidades estão funcionando normalmente. Até o momento, não teria havido registro de falta de medicamentos ou insumos.

O serviço de atendimento do Samu-SP segue normalmente.

Aulas mantidas

As aulas estão mantidas em toda a rede, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação. A merenda será servida na sexta-feira 25, mas poderá haver impacto na entrega de produtos perecíveis a partir da segunda-feira, assim como na entrega do programa Leve-Leite.

seja socio