Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Santander

Banco muda cartão e bancários não conseguem utilizar VA e VR

Linha fina
Mudança ocorreu em 30 de abril; de lá pra cá, bancários passam por constrangimento porque muitos estabelecimentos não aceitam a bandeira
Imagem Destaque
Montagem: Linton Publio

Diversas reclamações de funcionários do Santander têm chegado ao Sindicato dos Bancários de São Paulo referentes ao cartão Ben, bandeira do próprio banco, e que passou a adotar para os créditos de vales alimentação e refeição.

Segundo Lucimara Malaquias, dirigente sindical e funcionária do banco, que teve acesso a essas denúncias, desde o dia 30 de abril, os bancários não conseguem utilizar os cartões porque muitos estabelecimentos comerciais não aceitam a bandeira.

Alguns restaurantes, lanchonetes e mercados, mesmo constando como credenciados no site da bandeira, na hora de o trabalhador pagar a conta informam desconhecer o cartão. Há alguns supermercados que aceitam apenas no Atendimento ao Cliente, mas não nos caixas, o que acaba sendo um contratempo para os bancários.

A dirigente informa que o Sindicato já entrou em contato com o banco reivindicando que resolva imediatamente o problema. “O Santander criou o problema, mudando a bandeiras antes de ter credenciado um número satisfatório de estabelecimentos, não atendeu nossa reivindicação para adiar a implantação, agora que resolva isso com urgências. Os trabalhadores precisam comer!”, afirma.

“Esse direito é uma conquista da categoria. A lógica é que os bancários utilizem da maneira que mais lhes convêm. Acontece que por uma mudança unilateral do banco, eles não conseguem utilizar os cartões. As reclamações são inúmeras e a maior queixa é pelo constrangimento e pela falta de informação”, informa.

Benefício para poucos

Lucimara ainda contesta essa lógica do Santander que quer expandir os negócios passando a atuar também na área de vales, beneficiando apenas diretores e acionistas, e lucrando em cima dos trabalhadores.

“O Ben pertence ao grupo Santander que passa a atuar também nesse segmento. Com mais essa atuação, o banco aumentará o bônus para os diretores e o dividendo para os acionistas. E os trabalhadores, que estão na ponta, ficarão com o prejuízo por não poderem utilizar o que recebem por direito, que são os créditos de VA e VR”, critica.

A dirigente orienta os bancários a enviarem os endereços dos locais com problemas para o Sac do Ben, para o Fale com o RH, do banco, e também para o Sindicato.

seja socio