Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Intolerância

Criminalização da homofobia é urgente

Linha fina
STF volta a discutir tema nesta quinta 23, três meses depois do início dos debates; quatro ministros do Supremo já votaram a favor da criminalização
Imagem Destaque
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar nesta quinta-feira 23 o debate sobre a criminalização dos crimes por motivação de identidade de gênero e orientação sexual, a LGBTfobia. O assunto começou a ser discutido em fevereiro por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 26 e pelo Mandado de Injunção (MI) 4.733. Quatro ministros já votaram favoráveis à criminalização da homofobia, equiparando-a ao crime de racismo (Lei Federal 7.716): Edson Fachin, Celso de Mello, Alexandre de Moraes e Roberto Barroso.

A equiparação da homofobia, transfobia e outras formas de discriminação contra LGBT ao racismo e à intolerância religiosa é uma das prioridades para os movimentos sociais que militam na pauta.

> LGBT exigem: parem de nos matar

Para contribuir com a pressão pelo julgamento favorável, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) realizou no ultimo dia 17 de maio, Dia Mundial de Combate à Homofobia, a audiência publica Criminalização da LGBTfobia, que contou com a participação do Sindicato dos Bancarios de São Paulo, Osasco e Região, dos advogados responsáveis pelas ações no STF, entre outras entidades.

Durante a audiência publica, o coordenador do Coletivo LGBT do Sindicato, Anderson Pirota, ressaltou a importância da criminalização.

“O Sindicato sempre se colocou a favor da criminalização da LGBTfobia. Não podemos conceber um Estado Democrático de Direito onde as pessoas sejam agredidas e mortas pelo simples fato de amar quem se ama ou ser quem se é”, ressaltou o dirigente sindical.

Ele lembra que vivemos em um cenário de homofobia explícita, e que isso nos obriga a refletir a LGBTfobia sobre outra ótica: "A criminalização é fundamental, mas tão importante quanto, é a constante construção de uma educação pautada em uma cultura  de paz, tolerância e respeito".

> Sindicato sempre lutou contra a discriminação homofóbica

“Educação esta que se constitui em uma responsabilidade de toda a sociedade, inclusive das entidades sindicais, e através dela e da luta da categoria bancária conseguimos avançar nos direitos dos bancários LGBT, estendendo aos cônjuges homoafetivos os mesmos diretos dos cônjuges heteroafetivos, garantindo o direito do uso do nome social para as pessoas travestis e transexuais que ainda não realizaram a retificação de nome, por exemplo”, finaliza.

seja socio