Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Mobilização

Pensando na greve geral, Conecef terá nova data

Linha fina
Paralisação será dia 14 de junho e prioridade é defender a Previdência Social, o patrimônio público e os direitos dos trabalhadores
Imagem Destaque
Foto: Fenae

O Comando Nacional dos Bancários estabeleceu, em reunião realizada na quinta-feira 2, que o 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) ocorrerá junto com a Conferência Nacional: nos dias 1º e 2 de agosto de 2019, em São Paulo. A decisão de adiar o congresso deve-se à greve geral contra a reforma da Previdência, marcada para 14 de junho. A categoria bancária decidiu que priorizará a organização da paralisação.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo realizará encontros com trabalhadores de bancos públicos, ainda no início de junho, intensificando as ações contra a tentativa do governo em privatizar o patrimônio do povo brasileiro. Um exemplo desse ataque é o leilão de concessão de Loterias Instantâneas da Caixa, a Lotex, que está previsto pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para 9 de maio.

Ato lúdico faz alerta sobre a venda da Lotex
Sindicato faz nova atividade em defesa da Caixa
Sindicato fará atividades contra leilão da Lotex até 9 de maio

“Precisamos tirar uma estratégia nacional em defesa dos bancos públicos, ainda no início do mês de junho, para defender os direitos dos trabalhadores e o patrimônio público que, se utilizado corretamente, poderia tirar o país da crise e elevar as condições de vida da população brasileira”, afirma Dionísio Reis, dirigente sindical e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE-Caixa).

Para isso, será lançada no dia 8 de maio, na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos. “Além de impedir o fim das aposentadorias e da seguridade social precisamos impedir o fatiamento da Caixa e a venda dos bancos públicos que ameaça não apenas os empregos, mas também o desenvolvimento social do país”, acrescenta Dionísio.

seja socio