Pular para o conteúdo principal

BB substitui agência por correspondente bancário

Linha fina
Com transformação de unidades em Plataforma de Suporte Operacional, bancários temem perder direitos
Imagem Destaque

São Paulo - O posto de atendimento bancário (PAB) do Banco do Brasil, que fica localizado no Detran, será transformado em correspondente bancário. São cerca de 15 caixas ameaçados pela perda de função, após a transferência da agência para a Plataforma de Suporte Operacional (PSO).

O Sindicato já marcou para 3 de julho reunião com a PSO e exige que os direitos dos caixas e demais funcionários sejam preservados. De imediato, dirigentes sindicais já se reuniram com os trabalhadores para esclarecer que todos têm o direito à manutenção salarial em caso de perda de função, conforme garantido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

No entanto, como explica Ernesto Izumi, diretor do Sindicato, o banco, na maioria das vezes, não respeita e descomissiona da função ou tira a gratificação de caixa.

“Essa situação toda é responsabilidade da direção do banco, que copia o que há de pior no setor privado, desrespeita o papel de instituição financeira pública, permite a violação do sigilo bancário de clientes e precariza o atendimento à população”, contesta.

O Sindicato é contra a instalação de correspondentes bancários, pois entende que servem para precarizar o trabalho e substituir empregados para rebaixar salários e direitos.

Por isso, os funcionários poderão contar com todo o suporte do Sindicato para se defender. O departamento jurídico estará à disposição de todo trabalhador, por meio do 3188-5200.

Leia mais
> Banco do Brasil amplia correspondentes bancários nas agências


Tatiana Melim – 25/06/2012

seja socio