Pular para o conteúdo principal

Nota da CUT denuncia tentativa de golpe no Paraguai

Linha fina
"Setores oligárquicos da ultradireita atentam contra a democracia e a soberana vontade do povo paraguaio expressa nas urnas"
Imagem Destaque

Diante da iminência de um golpe de Estado no Paraguai, a Central Única dos Trabalhadores do Brasil – CUT vem a público manifestar seu repúdio a mais uma tentativa dos setores oligárquicos da ultradireita contra a democracia e a soberana vontade do povo paraguaio expressa nas urnas.

Na opinião da CUT, as conquistas democráticas obtidas nas eleições de 2008, que levaram Fernando Lugo à Presidência, devem ser respeitadas. É inadmissível que uma elite saudosa do passado ditatorial, que vive às custas do Estado sem pagar impostos e à base da superexploração dos trabalhadores, patrocine uma agressão que tem por única finalidade a manutenção de suas benesses com a supressão de direitos do povo.

Os recentes acontecimentos no Paraguai demonstram que a luta pela consolidação da democracia em nosso continente deve, cada vez mais, fazer parte da agenda sindical, o que implica em maior diálogo social e aponta para a melhoria das condições de vida e trabalho.

Por esta razão é que os setores reacionários, retrógrados, corruptos e antissindicais, que continuam vivos e à espreita na América Latina, nas Câmaras, nos gabinetes e na imprensa, apostam no retrocesso, pois querem fazer a roda da história girar para trás.

Filmes com este trágico roteiro já assistimos e vivenciamos na história dos nossos países. Só a luta popular e social poderá garantir o respeito ao processo democrático.

Toda solidariedade ao povo paraguaio e às suas organizações sociais.


Artur Henrique da Silva Santos – presidente da CUT
 
João Antonio Felício – secretário de Relações Internacionais da CUT

seja socio