Pular para o conteúdo principal

Dirigentes cobram acessibilidade melhor na Caixa

Linha fina
Agências sem rampa transformam-se em barreira para idosos e pessoas com deficiência. Reivindicação foi apresentada em fórum regional que discute condições de trabalho
Imagem Destaque
São Paulo – Garantia de acessibilidade a todos os setores e manutenção dos equipamentos de ar-condicionado foram alguns dos assuntos tratados na terceira reunião do Fórum Regional de Condições de Trabalho na Caixa Federal.

O encontro ocorreu na terça 23 entre integrantes dos setores de logística (Gilog) e de infraestrutura (Gipes) do banco público e representantes dos trabalhadores das cidades de São Paulo, do ABC, Guarulhos, Santos, Vale do Ribeira, Guaratinguetá e São José dos Campos.

“O fórum é importante para dirimir problemas que podem ser solucionados localmente e, ao mesmo tempo, definir quais questões têm de integrar políticas de gestão da empresa”, afirma o dirigente sindical Renato Perez.

Os sindicalistas reivindicaram providências para garantir acessibilidade de idosos e pessoas com deficiência que se deparam com barreiras para entrar em agências sem rampas e piso tátil. O representante da Gilog disse não haver dados sobre o tema e que questionará responsáveis pelo setor, em Brasília.

Os dirigentes sindicais propuseram a utilização dos dados do Termo de Verificação do Ambiente (TVA), no qual o tesoureiro faz levantamento periódico da situação da unidade. “As agências têm de enviar esse relatório à Gilog, e nele consta se há rampa ou não, como está o funcionamento de dispositivo de segurança, ar-condicionado e outras informações. Mas reivindicamos a retirada dessa tarefa do tesoureiro e propusemos que o levantamento fique a cargo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes”, explica a dirigente sindical Jackeline Machado, que também participa do fórum. A Caixa ficou de analisar.

Prédio do Brás – Outra cobrança é a manutenção no sistema de ar-condicionado no prédio do Brás, zona leste da capital, já exigida tanto pelo Sindicato quanto pela Apcef-SP.  Os representantes do banco disseram não ter prazo para reparo.

Osasco – No que se refere às condições de trabalho na Superintendência Regional de Osasco, informaram que foram solucionados os problemas de proliferação de ratos e de abastecimento de água do local.

28 de julho - No dia 28 de julho haverá nova reunião e a orientação dos dirigentes é que os bancários encaminhem as demandas de seus locais de trabalho pelo 3188-5200 ou pelo Fale Conosco (clique aqui) e escolha o setor Site.

Conquista do aditivo – A criação de fóruns regionais e nacional para discutir e apresentar soluções às condições de trabalho na Caixa é conquista da Campanha Nacional Unificada 2014.

> Reunião sobre condições de trabalho na Caixa

São integrados por representantes dos trabalhadores e de diversos setores do banco. A princípio foram criados seis módulos-piloto – São Paulo, Campinas, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza –, mas o objetivo é aumentar o número até abranger todo o país.


Jair Rosa – 24/6/2015
seja socio