Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Previ

Assembleia aprova ajuizamento de ação

Linha fina
Por unanimidade, participantes apoiaram Sindicato acionar Justiça pelo ressarcimento ao fundo de pensão por pagamento do Benefício Especial Temporário
Imagem Destaque
Crédito: Seeb-SP

São Paulo – Bancários decidiram por unanimidade acionar o Banco do Brasil para devolver à Previ o pagamento do Benefício Especial Temporário (BET) relativo ao pessoal pré-67. A decisão foi definida por assembleia realizada na noite da quinta-feira 8, no Sindicato, com a participação de bancários do BB da ativa e aposentados associados ao Plano 1 do fundo de pensão.

O benefício de 20% deveria ser pago aos aposentados por responsabilidade exclusiva do BB. Entretanto, o pagamento vinha sendo efetuado pela Previ, descumprindo o acordo de superávit de 2010. Diante disso, a categoria foi consultada e aprovou ajuizamento da ação em parceria com a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de pensão (Anapar).

“O grupo 67 é o pessoal do Plano 1, cuja responsabilidade pelo pagamento do benefício é exclusiva do Banco do Brasil. Como a Previ pagou esse valor relativo ao BET entre 2010 e 2013, solicitaremos na Justiça, em nome dos associados, que o BB ressarça esse pagamento”, explicou José Ricardo Sasseron, ex-diretor eleito da Previ.

João Fukunaga, diretor do Sindicato, lembra que a ação é uma iniciativa não só em defesa dos aposentados, mas em defesa de todos trabalhadores.

“O banco tinha acordado que faria o pagamento e não cumpriu. A Previ o fez utilizando o fundo comum de todos os trabalhadores e, na hora do ressarcimento, o Banco do Brasil disse que não iria fazer. Então, a ação é justamente para a gente cobrar judicialmente essa questão”, explica Fukunaga. “É importante ressaltar que o Sindicato está atento aos direitos dos aposentados, até porque não é só sobre esse direito, mas o de todos nós. Vamos cobrar o banco sobre sua responsabilidade”, completou.

seja socio