Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Organização

Bancários da Caixa discutem mobilização e elegem delegados ao 33º Conecef

Linha fina
Empregados debatem estratégias para defesa dos direitos dos trabalhadores frente aos ataques promovidos pelo governo federal e a bancada empresarial no Congresso Nacional
Imagem Destaque
Arte: Marcio Baraldi

São Paulo – A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária e o Acordo Coletivo de Trabalho, aditivo à CCT, asseguram os direitos dos empregados da Caixa até 31 de agosto de 2018, com a garantia de 1% de aumento salarial acima da inflação em 2017. Mas a luta da categoria não deixará de ser realizada em um ano em que a classe trabalhadora de um modo geral sofre vários ataques do governo federal em conjunto com a bancada empresarial do Congresso Nacional.

Com o objetivo de discutir a organização dos empregados da Caixa na defesa das suas garantias, na luta contra as mudanças na Previdência e na Consolidação das Leis do Trabalho que retiram direitos, e pela defesa do papel social dos bancos públicos, o Congresso Estadual dos Empregados da Caixa deliberou, no sábado 10, as propostas de resolução que serão encaminhadas para debate no 33º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef). 

No encontro também foi eleita a delegação que representará os empregados de base da Fetec-CUT/SP no 33º Conecef, que será realizado entre 30 de junho e 2 de julho, em São Paulo.

Os congressos estaduais são uma etapa preparatória para o Conecef. Os delegados eleitos aprovarão as resoluções do congresso, que se traduzirão em ações de defesa dos direitos dos bancários da Caixa, do caráter 100% público do banco, das instituições públicas e da classe trabalhadora.

Durante o congresso estadual foram discutidas e deliberadas propostas de organização dos empregados para os seguintes temas: defesa dos bancos públicos e, em especial, da Caixa; Funcef; Saúde Caixa; condições de trabalho; mais empregados; aposentados, reestruturação; verticalização; terceirização; reforma trabalhista; e reforma da Previdência.

Foram realizadas, ainda, duas análises de conjuntura durante o encontro. A representante eleita pelos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Maria Rita Serrano, abordou a situação atual do banco público. O professor livre docente Alysson Mascaro dissertou sobre a conjuntura geral do país. 

“O envolvimento dos bancários da Caixa será fundamental nessas lutas. Neste momento, portanto, todos devem estar atentos e participar ativamente das ações em defesa dos nossos direitos que serão encaminhadas pelas entidades representativas dos trabalhadores”, orienta o dirigente sindical Renato Perez. “Só assim será possível resistir aos ataques promovidos pelo banco e pelo governo federal, que já demonstraram que não se furtarão em retirar direitos dos trabalhadores para atender aos interesses da minoria que eles representam”, alerta o dirigente.

seja socio