Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Trabalho

Senador quer que bancários trabalhem todos os sábados

Linha fina
Inspirado na Caixa Federal, Roberto Muniz (PP-BA) protocolou projeto de lei para extinguir norma que proíbe instituições financeiras de abrirem neste dia da semana; dê sua opinião na consulta pública que está no site do Senado
Imagem Destaque
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

São Paulo – Onde passa um boi, passa uma boiada. Começou com a abertura da Caixa Federal aos sábados, para saque dos valores das contas inativas do FGTS, e pode se tornar lei. Então, imagine você, bancário, ter de trabalhar todos os sábados? Se depender do senador Roberto Muniz (PP-BA), esta pode ser a sua nova realidade.

O parlamentar protocolou na quarta-feira 21 o Projeto de Lei 203/2017. O texto propõe a revogação do art. 1º da Lei 4.178/62, que diz que “estabelecimentos de crédito não funcionarão aos sábados, em expediente externo ou interno”. Dessa forma, bancos passariam a poder abrir as portas um dia a mais na semana.

Você concorda com esta iniciativa? Deixe a sua opinião na consulta pública que está no site do Senado!

Na justificativa do projeto, o senador defende que “não há motivos objetivos para que uma instituição financeira que queira, por razões econômicas, abrir suas agências aos sábados, seja proibida de fazê-lo”. O parlamentar menciona, ainda, a ampliação do horário de funcionamento das agências da Caixa para saques do FGTS, utilizando a medida como exemplo de “êxito”.

Para a secretária-geral do Sindicato, Ivone Silva, a ampliação da jornada de trabalho para um dia a mais na semana é um retrocesso.

“Os bancos não precisam abrir aos sábados. O que eles têm de fazer é contratar mais empregados para atender melhor a população durante o horário de expediente bancário. Mudar isso é um retrocesso para os trabalhadores, que adoecem cada vez mais com uma sobrecarga cada vez maior de trabalho e metas abusivas”, disse.

O PL passará pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Assuntos Sociais (CAS) e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

seja socio