Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Formação

Ter CPA-10 aumenta chances de promoção no mercado financeiro

Linha fina
Certificação é um dos pré-requisitos para disputa de algumas vagas em bancos e agências de investimento; Centro de Formação Profissional do Sindicato tem curso com média de 92% de aprovação
Imagem Destaque
Arte: Freepik

São Paulo – Se você está buscando crescimento como bancário, ter CPA-10 precisa fazer parte dos seus planos. A certificação conferida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) é cada vez mais fundamental para conseguir promoções e até mesmo para o ingresso no mercado de trabalho.

Segundo a associação, a Certificação Profissional Anbima – Série 10 garante qualificação para profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento. É a primeira de uma série de três certificações oferecidas pela entidade.

O instrutor de preparatórios Anbima, Fábio França, explica que os trabalhadores de instituições financeiras que operam algum tipo de relação comercial com o cliente são o principal público do CPA-10.

“A certificação está se tornando cada vez mais importante para que o trabalhador consiga ser promovido e algumas instituições financeiras cobram o CPA-10 até mesmo como fator de entrada”, revela o instrutor.

Para a prova de certificação, o trabalhador tem de estudar sobre o mercado financeiro, ética, noções de economia e finanças, os principais produtos de investimento e seus usos. “Assim o profissional será capaz de indicar, pensando no cliente, qual o melhor produto de acordo com seus objetivos e a ética do mercado”, explica.

Promoção - Para além da teoria, muitos bancários vêm, na prática, a melhoria na carreira após a certificação. É o caso de um gerente de relacionamento em um banco privado em São Paulo. Após fazer o curso preparatório para a prova no Centro de Formação Profissional do Sindicato, ele conseguiu o CPA-10 e foi promovido para gerente de contas logo na sequência. O curso tem índice de aprovação de 92%, o maior entre os cursos preparatórios para a certificação, e tem desconto para sindicalizados.

“Antes da certificação, o mercado estava muito limitado para mim, e, após consegui-la, as oportunidades começaram a aparecer. Fui promovido no banco onde trabalhava e depois recebi uma proposta ainda melhor em outro banco”, conta o bancário de 28 anos.

Segundo ele, a certificação garante crescimento rápido e direcionado na carreira. O profissional se qualifica por meio de uma formação continuada. “Hoje tenho o CPA-20 e o CEA, outras certificações oferecidas pela Anbima, e recomendo esse caminho para todos os profissionais, porque através deles as portas nunca param de abrir”, explica.

Curso com desconto - Bancário sindicalizado tem desconto no curso preparatório para o CPA-10 no Centro de Formação do Sindicato. A próxima turma começa no dia 3 de julho, com aulas das 19h às 22h. Para o público em geral, o investimento é de R$ 960, mas trabalhadores associados pagam R$ 480. A carga horária é de 24 horas.

Ainda não conta com os descontos disponíveis para sindicalizados? Associe-se já ao Sindicato e conte com uma grande rede de convênios e fortaleça a luta da categoria.

seja socio