Pular para o conteúdo principal
Chapéu
"Mundo livre"

Política de Trump que separa famílias atinge 49 crianças brasileiras

Linha fina
Governo norte-americano mantém cerca de 2,3 mil menores longe dos pais ou responsáveis que tentam refúgio no país; presidente revê medida que não muda o sofrimento das famílias já separadas
Imagem Destaque
Foto: Wikimidia Commons

A política adotada pelo governo norte-americano de separar as crianças dos pais ou responsáveis detidos pela Imigração ao tentarem refúgio nos Estados Unidos atinge ao menos 49 menores de cidadania brasileira, segundo informou o cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa.

Eles estão entre as 2,3 mil vítimas da política de “tolerância zero” praticada contra imigrantes ilegais pelo governo de Donald Trump que separa crianças dos pais ou responsáveis.

A nova política da administração Trump também determina que todo imigrante que for pego tentando atravessar a fronteira ilegalmente será processado criminalmente. 

Antes, os refugiados detidos tentando entrar ilegalmente no país eram acusados de crimes de menor gravidade. 

Para o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), os casos de menores brasileiros separados de seus pais ou responsáveis sob custódia em abrigos nos Estados Unidos “configura uma prática cruel e em clara dissonância com instrumentos internacionais de proteção aos direitos da criança”.

Após pressões internas e internacionais, Trump assinou, na quarta-feira 20, uma ordem para evitar a separação das famílias de imigrantes que cruzarem a fronteira com o México, mas manterá a "tolerância zero" em sua política de imigração.

No entando, a ordem executiva não muda nada para famílias já separadas, afirmou o porta-voz do Departamento de Saúde, Kenneth Wolfe “Não haverá retroatividade para casos existentes”, disse Wolfe ao The New York Times.

seja socio