Pular para o conteúdo principal

Bandidos roubam agência dentro de batalhão da PM

Linha fina
Sindicato interditou local para garantir dispensa dos funcionários e cobra do Santander emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho
Imagem Destaque
São Paulo – Uma agência do Santander localizada dentro de um batalhão da Polícia Militar, na zona Norte de São Paulo, foi assaltada na noite de terça-feira 12. Os criminosos renderam funcionários para ter acesso ao cofre. O Sindicato esteve no local nesta quarta-feira 13 para interditar a unidade e garantir a dispensa dos bancários.

Quando há um roubo a banco, representantes do Sindicato vão até a unidade para orientar os empregados sobre os procedimentos a serem seguidos. O principal deles é a abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

A CAT tem a finalidade de caracterizar um acidente de trabalho – como é o caso de um assalto –, ou uma doença ocupacional. O documento é importante para que o INSS reconheça uma eventual doença ocasionada pelo trauma – a síndrome do pânico é comum em casos como esse – como originária no desempenho das funções profissionais.

Assédio – Os diretores do Sindicato foram impedidos pela gestora – que tem histórico de assédio moral – de acessar a agência para orientar os bancários. A Convenção Coletiva de Trabalho garante o livre acesso dos representantes sindicais nos postos de trabalho para dialogar com os empregados.

Em vista disso, o RH do banco foi acionado e garantiu a entrada dos dirigentes. O Santander também designou um psicólogo para atender os funcionários.

Durante a reunião, a gestora interrompeu a fala dos dirigentes. “É um total desrespeito com o movimento sindical e com os empregados”, protesta Ana Marta Lima, dirigente do Sindicato e bancária do Santander.

O Sindicato orienta aos trabalhadores que forem vítimas de um assalto a procurar um médico de confiança.

“É obrigação do empregador emitir a CAT, mas caso encontrem dificuldades, os funcionários devem entrar em contato com o Sindicato, que vai cobrar do banco o documento ou fará o encaminhamento”, afirma Ana Marta.

Para acionar o Sindicato ligue 3188-5200 ou clique aqui e escolha o setor site. O sigilo é absoluto.


Redação – 13/7/2016 
seja socio