Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Nota de pesar

CUT lamenta falecimento de Marco Aurélio Garcia

Linha fina
Ex-assessor da Presidência da República e dirigente histórico da esquerda brasileira e latino-americana sofreu um enfarte e foi encontrado sem vida
Imagem Destaque
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

São Paulo - A CUT divulgou nota de pesar por conta da morte de Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais e dirigente histórico da esquerda brasileira e latino-americana. Leia abaixo.

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do companheiro Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais e dirigente histórico da esquerda brasileira e latino-americana.Militante e ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), além de seu Secretário de Relações Internacionais.Sempre lembraremos de Marco Aurélio Garcia e de seu papel de grande destaque na construção e execução da política externa altiva e ativa durante os governos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Formou-se Filosofia e Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e foi pós-graduado na Escola de Altos Estudos e Ciências Sociais de Paris. Era professor aposentado da Unicamp, e também lecionouna FLACSO e em universidades do Chile e da França.

MAG, como era carinhosamente conhecido, foi exilado na França e no Chile durante a ditadura militar. Após seu retorno, também foi um dos fundadores e secretário executivo do Foro de São Paulo, secretário de Cultura em São Paulo e Campinas. Ademais, Marco Aurélio Garcia ajudou a idealizar novos maneiras de fazer política internacional, pensando em um Mundo que colocasse o Sul global no mesmo nível de discussão dos grandes centros – dentro dessa linhaesteve à frente da construção de importantes processos como osBrics, o histórico acordo Brasil-Irã-Turquia, a Unasul (União de Nações Sul-Americanas), a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e o fortalecimento do Mercosul e das relações Sul-Sul. Marco Aurélio Garcia foi, portanto, fundamental para a construção de um novo pensamento emancipatório para a América Latina, para um mundo mais multipolar e também para que o Brasil afirmasse seu papel como líder mundial.

Marco Aurélio, presente!!!!

     Vagner Freitas                                João Felício
  Presidente da CUT                       Presidente da CSI    

      Antonio Lisboa                       Ariovaldo de Camargo
Secretário de Relações        Secretário Adjunto de Relações
 Internacionais da CUT                Internacionais da CUT

seja socio