Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Banco digital

MB aborda transformações tecnológicas no setor financeiro

Linha fina
Programa de webtv debate agências digitais, inteligência artificial, fintechs e seus impactos no trabalho bancário
Imagem Destaque
Arte: Linton Publio

São Paulo - O avanço tecnológico está presente em toda a sociedade. E no setor bancário segue de maneira acelerada, transformando os serviços oferecidos, as relações com os clientes e o trabalho bancário. Em 2016, mais da metade das transações bancárias (57%) já eram feitas por meios digitais. Boa parte dessas operações (34%) passou por aquele que se tornou o principal canal de relacionamento de clientes com os bancos: os aparelhos celulares.

O banco do futuro chegou no século XXI, por meio de agências digitais, fintechs, home office... E a inteligência artificial já é uma forte aliada na oferta de produtos financeiros. De olho nessa transformação e nos impactos para o bancário do presente, o Sindicato tem acompanhado em tempo real todas essas mudanças, nos locais de trabalho, nas mesas de negociação com bancos e por meio de pesquisas acadêmicas. 

Para falar sobre essa realidade, a presidenta do Sindicato Ivone Silva recebe no Momento Bancário com a Presidenta, na segunda-feira 24 de julho, o economista do Dieese Gustavo Cavarzan, um dos autores do estudo A Inovação Tecnológica Recente no Setor Financeiro e os Impactos nos Trabalhadores. Também participa do programa, o bancário do Itaú e diretor do Sindicato Fábio Pereira.

O programa de webtv do Sindicato, que vai ao ar 20h ao vivo pelo site do Sindicato, irá destacar as principais fontes de transformações tecnológicas no setor financeiro:

  • Digitalização das transações bancárias;
  • Digitalização do back office;
  • Exemplos de Inteligência Artificial (IA) - oferta de produtos, comunicação interna e com clientes, IA na segmentação de clientes no Banco Santander, BIA - Bradesco Inteligência Artificial 
  • Novos Modelos de atendimento - atendimento digital, banco em “plataforma”, agências digitais, “Banco Next”, Banco Original, Banco Intermedium
  • Fintechs
  • Home Office
seja socio