Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha 2018

Negociação com a Caixa é nesta quinta 26

Linha fina
Temas da mesa serão Saúde Caixa e Funcef, duas conquistas históricas dos empregados que estão seriamente ameaçadas
Imagem Destaque

Atualização: A terceira mesa de negociação com a Caixa terminou. Saiba como foi. 

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) volta a sentar na mesa de negociação com a direção do banco nesta quinta-feira 26, para discutir a pauta específica dos trabalhadores para a renovação do acordo aditivo à CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), dentro da Campanha Nacional dos Bancários 2018. Em foco estarão questões relacionadas à Funcef e ao Saúde Caixa, plano de saúde dos empregados do banco público que tem sua sustentabilidade ameaçada pelas resoluções da CGPAR (Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União).

> Empregados da Caixa protestam contra resolução 23 da CGPAR
Assine o boletim eletrônico com notícias específicas da Caixa
Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“Vamos para a mesa com a Caixa para defender a manutenção do Saúde Caixa, que está seriamente ameaçado pelas resoluções da CGPAR, e da Funcef, que tem ameaçada a participação dos participantes na gestão devido ao texto original do PLP 268/16, em tramitação na Câmara dos Deputados, que entrega um terço do Conselho Administrativo para os chamados agentes do mercado”, afirma o diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa, Dionísio Reis.

> Previ, Funcef e demais fundos de pensão sob ameaça  

A pauta específica dos empregados da Caixa foi construída ao longo de vários meses, com reuniões nos locais de trabalho, assembleias e encontros regionais, sendo consolidada no 34º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), realizado nos dias 7 e 8 de junho. 

Dia Nacional de Luta em Defesa dos Planos de Saúde

Na véspera da negociação específica da Caixa dentro da Campanha Nacional Unificada, trabalhadores e movimento sindical deflagraram, nesta quarta-feira 25, Dia Nacional de Luta em Defesa dos Planos de Saúde, com atos e paralisações em locais de trabalho pelo país.

O direito à saúde dos trabalhadores de empresas públicas, incluindo bancários da Caixa, está seriamente ameaçado pela resolução 23 da CGPAR que resultará em mudanças drásticas nos convênios médicos dos empregados das estatais, como o Saúde Caixa. 

> Entenda como as resoluções da CGPAR ameaçam o direito à saúde dos empregados da Caixa

Durante os protestos, os trabalhadores foram orientados a opinar sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDC 956/2018), que revoga a medida. Para apoiar o projeto na enquete disponibilizada no site da Câmara dos Deputados, CLIQUE AQUI e selecione a opção “Concordo”. Não é necessário se identificar.

O PDC PDC 956/2018 foi protocolado pela bancária da Caixa e deputada federal Erika Kokay. A parlamentar defende que a resolução viola direitos assegurados em acordos coletivos de trabalho, estatutos e convenções que regulam as entidades de autogestão de saúde.

Saiba como foram as negociações anteriores com a Caixa na Campanha dos Bancários 2018:

> Segunda negociação: Direção da Caixa não garante direitos dos empregados
> Primeira negociação: empregados e Caixa definem calendário de negociação

seja socio