Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Transparência?

Funcef continua sem divulgar balancetes desde março

Linha fina
Sem justificativa, a Fundação descumpre estatuto e deixa participantes sem saber a real situação do fundo de pensão
Imagem Destaque
Arte: Fenae

Estamos quase em agosto, o oitavo mês do ano, e até agora a Funcef só divulgou um balancete relativo aos três primeiros meses de 2018. O Estatuto da Fundação prevê que a gestão econômico-financeira dos planos de benefícios seja feita sob o princípio da transparência e que cabe à Fundação a elaboração dos balancetes mensais. As informações são da Fenae

A Funcef, no entanto, tem descumprido essa previsão estatutária ao publicar com atraso as informações contábeis e financeiras, assim como tem ignorado os seus próprios valores. De acordo com o que está publicado no site da Funcef: “A transparência é valor fundamental para transmitirmos confiança e credibilidade em nossos relacionamentos. Praticamos esse valor nas relações com participantes e assistidos, com as patrocinadoras, com parceiros e fornecedores, órgãos reguladores, entidades representativas e também nas relações internas. Para nós, ser transparente implica tomar a iniciativa de repassar tempestivamente aos interessados informações pertinentes à Fundação, com clareza e objetividade. É também permitir o acesso contínuo a essas informações e se colocar à disposição para esclarecer qualquer dúvida”.

A Previ, fundo de pensão dos trabalhadores do Banco do Brasil, divulgou na última sexta-feira (27), o balancete do mês de junho, e tem comunicado aos seus participantes o seu desempenho todos os meses, como deveria ser na Funcef.

A demora na divulgação dos números não tem justificativa e gera desconforto nos participantes, que ficam sem saber a situação atual de seus planos. Com isso, a transparência sobre a gestão fica comprometida.

Confira a apresentação de resultados do 1º trimestre da Funcef.

seja socio