Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Pela garantia de direitos

Marcha das Mulheres Negras luta contra violência e celebra resistência

Linha fina
Terceira edição ocorrerá na Praça Roosevelt, região central da capital paulista, a partir das 17h. Marielle Franco está entre as homenageadas
Imagem Destaque
Foto: Marcello Casal Jr/ EBC/Reprodução

Com o slogan "Nossos passos vêm de longe", a Marcha das Mulheres Negras sairá às ruas de São Paulo, pelo terceiro ano consecutivo, em homenagem a resistência histórica de mulheres que lutaram contra as diversas formas de opressão.

A concentração será a partir das 17h, da quarta-feira 25, na Praça Roosevelt, região central da capital paulista.

A reportagem é da Rede Brasil Atual.

A data escolhida para pautar temas enfrentados por essas mulheres, como o racismo, o machismo e a LGBTfobia, remete também ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O 25 de julho é também Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data foi homologada pela presidenta Dilma Rousseff em 2014, em homenagem à líder da resistência quilombola em Mato Grosso no século 18.

Os episódios de assassinatos de mulheres negras como Cláudia Ferreira, Luana Barbosa, mais recentemente a vereadora do Psol do Rio de Janeiro Marielle Franco e dos jovens Marcos Vinicius e Brenda Lima de Oliveira, serão relembrados durante a marcha com intuito de denunciar a violência do Estado, que faz dessas mulheres e de mães as principais vítimas.

Com a bandeira "relembrar é resistir, para sobreviver" a marcha reivindica reconhecimento, justiça e liberdade. Para contribuir com o ato, a organização criou uma campanha online para arrecadar recursos financeiros que serão investidos nas despesas do evento.

seja socio