Pular para o conteúdo principal

Apabb completa 25 anos de fundação

Linha fina
Parceria com Sindicato ajuda na construção de políticas em defesa de direitos das pessoas com deficiência
Imagem Destaque

São Paulo - A Apabb (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade) completa 25 anos nesta quarta-feira 8. Parceira antiga do Sindicato na construção de políticas de inclusão às pessoas com deficiência, a entidade ajudou a elaborar pautas específicas de reivindicações da categoria.

“As reuniões e conversas com representantes da Apabb foram fundamentais e contribuíram para a construção de propostas que foram entregues aos bancos nesta campanha”, explica Hildo Montenegro, diretor do Sindicato, parabenizando a entidade pelos 25 anos.

Garantia aos pais de acompanhar os filhos portadores de deficiência ao médico ou dentista; igualdade de oportunidades com política de valorização e ascensão profissional; e adiantamento salarial para aquisição de aparelhos estão entre as propostas elaboradas com a ajuda da Apabb. “Essa é uma parceria muito importante, pois a visão dos representantes da entidade nos ajuda a ter um olhar diferenciado e propostas mais relevantes para avançarmos na política de inclusão”, destaca Hildo.

Histórico – Tudo começou quando alguns funcionários do Banco do Brasil resolveram se unir para enfrentarem um problema comum: eram pais de crianças com deficiência e sofriam as barreiras que impediam o acesso de seus filhos a tratamentos médicos e cuidados especiais.

Após encontros e trocas de experiências, resolveram finalmente fundar no dia 8 de agosto de 1987 a Apabb. A partir de 1991, a iniciativa bem sucedida de São Paulo foi ampliada para vários setores e comunidades. Hoje, a associação conta com 14 núcleos regionais: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Sua atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência consolidou-se ainda mais quando passou a integrar, a partir de 2004, a bancada da sociedade civil no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conade.

“Junto com seu aniversário, a Apabb festeja as conquistas alcançadas nos últimos anos e o papel que desempenhou para que as políticas de inclusão se tornassem realidade, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência aprovada pela ONU em 2006 e ratificada pelo Brasil em 2008, com equivalência de Emenda Constitucional”, diz o documento da entidade em comemoração aos 25 anos.


Redação, com informações da Apabb - 8/8/2012

seja socio