Pular para o conteúdo principal

Bancos elevam tarifas acima da inflação

Linha fina
Instituições brasileiras aumentaram taxas em 11,5% no período de 12 meses, a maior variação em 5 anos e dois pontos percentuais superior ao IPCA (Indice de Preços ao Consumidor Amplo)
Imagem Destaque
São Paulo – De acordo com dados do IBGE, os bancos brasileiros aumentaram suas tarifas em 11,5% no período de 12 meses. O crescimento das taxas cobradas, por exemplo, para emissão de cheques e anuidade de cartões, representa a maior variação em cinco anos. Além disso, o percentual está 2,8 pontos percentuais acima do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a maior diferença para a inflação desde 2012.

Além disso, com a elevação das tarifas, os bancos brasileiros atingiram o maior spread bancário – diferença entre o que a instituição gasta para captar dinheiro e o que cobram para conceder crédito – em mais de quatro anos. Segundo dados do Banco Mundial, referentes a 2014, o spread bancário no Brasil é o terceiro maior do mundo, atrás apenas de Madagascar e Malavi.

Segundo estimativas do Banco do Brasil e Bradesco, as receitas com tarifas devem crescer até 11% neste ano, quase quatro pontos percentuais acima das estimativas de inflação, de acordo com pesquisa Focus do BC.


Redação – 23/8/2016
seja socio