Pular para o conteúdo principal

Olimpíada terá equipe inédita de refugiados

Linha fina
Na abertura dos jogos, grupo desfilará antes do Brasil com bandeira do Comitê Olímpico Internacional
Imagem Destaque
São Paulo – O correspondente internacional Flávio Aguiar diz na terça 2 à Rádio Brasil Atual como é grande a expectativa, em todo o mundo, para a abertura dos Jogos Olímpicos, na sexta-feira 5, no Rio de Janeiro. Um dos destaques será a delegação composta por dez atletas refugiados que competirão sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI).

> Áudio: ouça à reportagem na Rádio Brasil Atual 

São atletas oriundos da Síria, República Democrática do Congo, Etiópia e Sudão do Sul (foto), que tiveram de abandonar seus países devido a guerras e perseguição política. Com a bandeira olímpica, eles desfilarão antes da equipe brasileira, que tradicionalmente seria a primeira, por ser o anfitriã.

Gesto inédito, Flávio Aguiar classifica como "politicamente inclusivo", ainda mais no atual momento em que a Europa enfrenta o crescimento da xenofobia, como uma das consequências das levas de refugiados que o continente vem recebendo. As animosidades estão ainda mais acirradas após a onda de atendados terroristas ocorrido nos últimos meses.

O comentarista comenta também as manifestações de turcos pró-Erdogan, na Alemanha. Na França, católicos e muçulmanos rezam juntos por vítimas de terrorismo; as pesquisas eleitorais da corrida presidencial nos Estados Unidos e as manifestações antigolpe pelo mundo.


Rede Brasil Atual - 2/8/2016
seja socio