Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Democratização da Comunicação

Com aumento de audiência, TV dos Trabalhadores comemora 8 anos

Linha fina
Com o slogan “a TV que te vê”, a TVT é a primeira experiência de radiodifusão concedida para sindicatos no mundo a fazer uma produção de conteúdo com a perspectiva do trabalhador
Imagem Destaque
Arte: Divulgação TVT

Com aumento crescente na audiência, a TV dos Trabalhadores (TVT), que nasceu para dar voz aos trabalhadores e fazer um contraponto às informações dos veículos comerciais, completou, na quinta-feira 23, oito anos de compromisso com a democracia, com a justiça social e a cidadania, cheia de novos planos.

A TVT, que pode ser assistida em canal aberto na grande São Paulo, no canal 44.1, no canal 512 na NET-HD-ABC, 513, Mogi das Cruzes e canal 12, em São Caetano e trabalha em sinergia com as rádios Brasil Atual e com a Rede Brasil Atual, também está no mundo digital. Presente em todas as redes sociais, a TVT está inclusive em uma mídia ainda desconhecida por muita gente, o Dailymotion, uma rede semelhante ao Youtube.

“A TV aberta não chega para todo o País, mas a audiência nas redes sociais cresceu nos últimos meses e estamos trabalhando para aumentar ainda mais. No Youtube, a audiência aumentou em mais de 100% de janeiro até agora. A programação da TVT está chegando a municípios que eu nunca nem tinha ouvido falar”, contou o membro Fundador da TVT e porta voz do veículo, Tarcísio Secoli.

No Twitter, a audiência da TVT cresceu 24%, na Facebook 20%, no aplicativo, 364%, Instagram 99%. O canal do Youtube, no começo deste ano estava com 50 mil inscritos, em maio completou 100 mil e agora esta com 141 mil inscritos.

Experiência TVT

Com o slogan “a TV que te vê”, a TVT é a primeira experiência de radiodifusão concedida para um sindicato no mundo e é mantida pelos Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP).

“É uma equipe de sindicatos que está à frente da TV e da Rádio Brasil Atual e isto significou um divisor de águas para a democracia brasileira. Muitos outros sindicatos e fundações deveriam ter a mesma possibilidade para que pudéssemos ter vozes diferentes para o mesmo assunto e de fato democratizar a comunicação”, explicou Secoli.

A programação da TVT é diversa, com programas de esporte, música, política, debates, cultura e muita diversidade.

“A TVT democratiza a comunicação na prática e isso afeta a democracia no país, já que o sistema de comunicação tradicional é dominado pelos veículos conservadores e neoliberais, formando oligopólios de discurso único”, disse o diretor da TVT e do Sindicato dos Bancários, Paulo Salvador.

A emissora já está presente também em vários estados, com correspondente em Brasília e parcerias com TVs educativas em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

“A TVT é um projeto de comunicação da classe trabalhadora. O desafio de implementá-la no Brasil é muito grande, e a CUT é uma grande parceira deste processo”, disse o secretário Nacional de Comunicação da CUT, Roni Barbosa.

A TVT foi uma conquista dos trabalhadores, e depois de mais de 20 anos na luta por uma TV que desse outro olhar sobre a realidade brasileira, a partir do ponto de vista dos trabalhadores e do movimento social organizado.

Reportagem completa aqui

seja socio