Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Agrotóxicos

Pacote Veneno é tema de reportagem na TV Al Jazeera

Linha fina
Reportagem da TV do Catar vai ao interior do Ceará conversar com agricultores e viúvas de trabalhadores que adoeceram e morreram por causa da exposição aos agrotóxicos
Imagem Destaque
Foto: Reprodução/ Al Jazeera

Maria Gerlene dos Santos viu seu marido, Vanderlei Matos da Silva, definhar devido a uma doença renal causada pela exposição aos agrotóxicos. Em 2008, após três anos trabalhando na armazenagem e mistura desses produtos na empresa multinacional Del Monte Fresh, produtora de frutas para exportação em Limoeiro do Norte, na Chapada do Apodi, Ceará, ele morreu.  No ano seguinte ela entrou na Justiça, onde o caso chegou à última instância, com a empresa condenada à indenização.

No mesmo ano, na mesma localidade, morreu o trabalhador rural José Valderi Rodrigues. Empregado da empresa Tropical Nordeste, ficava exposto à pulverização de agrotóxicos de camiseta, bermuda e chinelo. A viúva, Maria Conceição de Sousa, ainda luta na Justiça contra a empresa.

Esses assuntos foram pauta de uma reportagem da TV Al Jazeera, do Catar, publicada pela Rede Brasil Atual.

A equipe de TV foi ao interior do Ceará para mostrar exemplos do sofrimento que os agrotóxicos causam aos trabalhadores rurais, que utilizam os produtos como se regassem flores, e aos familiares de agricultores mortos.

Casos que poderão se multiplicar com o afrouxamento da legislação para registro, produção, venda e utilização desses produtos – o Pacote do Veneno.

Aprovado em Comissão Especial, o substitutivo do deputado ruralista Luiz Nishimori (PR-PR) – que também é ouvido pela reportagem – está pronto para entrar na pauta de votação pelo plenário da Câmara.

> Conheça os deputados que votaram a favor do Pacote do Veneno

Confira a reportagem

 

seja socio