Pular para o conteúdo principal

PEC 241 congela investimentos públicos por 20 anos

Linha fina
Proposta de Emenda à Constituição, que pode ser votada ainda no mês de setembro, reduz drasticamente orçamente de áreas como educação, saúde, previdência, funcionalismo e também assistência social
Imagem Destaque
Felipe Rousselet, Redação Spbancarios
12/9/2016


São Paulo – PEC significa Proposta de Emenda à Constituição, nome dado a qualquer projeto de lei que proponha alterar a Constituição brasileira. Esse é o caso da PEC 241/2016, que impõe limite para o aumento do investimento público federal, por um período de 20 anos, definido pela inflação do ano anterior.

Ao retirar a decisão sobre o gasto público da esfera política e criar um indexador econômico, sem qualquer relação com a capacidade de arrecadação ou demanda da população por serviços públicos, o projeto na prática congela em termos reais por duas décadas investimentos em Saúde, Educação, Assistência Social, Previdência, funcionalismo. Mesmo período em que, segundo dados do IBGE, a população idosa do país terá dobrado de tamanho.

Defendido pelo governo de Michel Temer, o projeto deve ser votado na Câmara, em dois turnos, este mês. Se aprovado, segue para o Senado. 

> PEC 241 e mais ameaças estão na pauta do Congresso
seja socio