Pular para o conteúdo principal

Audiência em Embu das Artes destaca a importância dos bancos públicos

Imagem Destaque

Nesta quinta-feira (21), a partir das 19h, haverá uma audiência pública em Embu das Artes, na Câmara Municipal. O encontro faz parte da mobilização contra o desmonte dos bancos públicos para os municípios.

“O desmonte dos bancos públicos já é uma realidade. Nos programas de PDVs, o Banco do Brasil, por exemplo, já eliminou 10 mil postos de trabalho e fechou 400 agências. A Caixa Federal cortou 4,7 mil vagas de emprego e quer fechar outras 5 mil. Todos esses ataques contribuem para o enfraquecimento do papel social dessas empresas, uma vez que o BB é o grande responsável pelos investimentos na agricultura e, a Caixa, na habitação”, disse Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.

O debate começa às 19h, na Câmara Municipal (Rua Marcelino Pinto Teixeira, 50, Parque Industrial Ramos de Freitas).

Bancos Públicos - O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste são responsáveis por cerca de 70% do volume dos créditos concedidos para a agricultura familiar. Os bancos privados quase não ofertam esse tipo de crédito. Com isso beneficiam 12 milhões de trabalhadores rurais e garantem a produção de 70% do alimento consumido no país.

A instituição que mais tem contribuído para amenizar o problema do déficit habitacional tem sido a Caixa – através do volume extraordinário de financiamentos que oferece. A Caixa é líder desse mercado porque oferece as melhores condições, prazos e taxas de juros. O programa Minha Casa Minha Vida criado em 2009 já entregou 2,6 milhões de moradias. Esse programa tem que ser ampliado e não restringido como tem feito o atual governo já que ainda temos um déficit habitacional de mais de cinco milhões de moradias no Brasil.

Calendário - Próximas audiências serão dia 28/09 em Carapicuíba, dia 06/10 em Barueri e dia 07/11 na Assembleia Legislativa em São Paulo. Todas às 19h.

 

 

seja socio