Pular para o conteúdo principal

Bancários participam do Dia Nacional de Lutas

Linha fina
Em São Paulo houve panfletagem e ato político; Audiências públicas foram marcadas contra privatização
Imagem Destaque

 

Os bancários participaram nesta quinta-feira (14) do Dia Nacional de Lutas, em defesa dos bancos públicos, contra as privatizações e pela revogação da Reforma Trabalhista.

 

O ato ocorreu em todas as regiões da cidade de São Paulo e em Itapecerica da Serra, município da Grande São Paulo. No Itaim Paulista, zona leste da capital, contou com a adesão de comerciantes locais e dos Correios, que manifestaram apoio à mobilização.

 

“Os trabalhadores estão mobilizados. Estamos unidos com outras categorias, como metroviários, correios e petroleiros, em defesa dos direitos dos trabalhadores. Sabemos da importância dos bancos públicos para o desenvolvimento do país e distribuímos material informativo, com coleta de assinaturas para o abaixo-assinado contra os desmontes que vêm sendo promovidos pelos governos federal, estadual e municipal”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, Ivone Silva.

 

Audiências - Foram marcadas audiências públicas contra a privatização dos bancos públicos. No dia 21/09 será na Câmara Municipal de Embu das Artes, dia 28 em Carapicuíba e dia 18/10 na Câmara de São Paulo. Todas às 19h.

 

Dados – Somente os bancos públicos aumentaram sua participação no credito total de 36% para 56% de 2008 para 2016. Enquanto que os bancos privados reduziram sua participação de 64% para 44% no mesmo período. Atualmente, o Banco do Brasil representa 19,6% do total de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e 60% do crédito no agronegócio. Na Caixa, o programa Minha Casa Minha Vida criado em 2009 já entregou 2,6 milhões de moradias. Esse programa tem que ser ampliado e não restringido como tem feito o atual governo já que ainda temos um déficit habitacional de mais de cinco milhões de moradias no Brasil.

 

 


Cecilia Negrão

Assessora de imprensa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

 (11) 99610-5594

[email protected]

seja socio