Pular para o conteúdo principal
Chapéu
WEBTV

Bancários reivindicam melhoria nas condições de trabalho

Linha fina
Fique por dentro das negociações sobre segurança bancária, saúde e promoção de igualdade de oportunidades nos bancos. Assista e compartilhe o MB com a Presidenta
Imagem Destaque
Arte: Linton Publio

São Paulo - Combate ao assédio moral e às metas abusivas, prevenção ao adoecimento ocupacional, respeito às medidas de segurança nos locais de trabalho evitando exposição à violência como assaltos e sequestros nas agências e, ainda, promoção à igualdade de oportunidades nos bancos. Esses são alguns dos principais fatores que podem contribuir para um ambiente saudável para se trabalhar.

As melhorias nas condições de trabalho são um objetivo permanente do Sindicato, por isso reivindicações de direitos relacionados a todos esses temas estão em debate entre o movimento sindical e a federação dos bancos (Fenaban). As negociações são realizadas nas mesas temáticas previstas no acordo que resultou na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2016/2018. Fique por dentro dessas negociações no próximo Momento Bancário com a Presidenta, que vai ao na terça-feira 26, às 18h.

O programa de webtv será apresentado excepcionalmente pela secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro, uma das representantes da categoria na mesa de igualdade de oportunidades. Participam também Carlos Damarindo, secretário de Saúde do Sindicato, e Gustavo Tabatinga, coordenador do Coletivo Nacional de Segurança da Contraf-CUT. 

Dúvidas ou comentários já podem ser encaminhados para [email protected], pelo facebook e twitter com a hashtag #mbemdebate.

O que está em jogo nas mesas temáticas?

Prevenção de Conflitos

Discussão sobre o Protocolo de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho, previsto na cláusula 58 da Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários. Os representantes da categoria alertam sobre a importância do instrumento e dos mecanismos disponíveis para o encaminhamento de denúncias, recomendando aos bancários que utilizem somente os canais do Sindicato, já que os internos, dos bancos, não permitem acesso aos dados e nem como são tratadas as denúncias. O movimento sindical reivindica também que os prazos para apuração e resolução das denúncias sejam os mais breves possíveis para assegurar o aprimoramento do instrumento de combate ao assédio moral.

Segurança Bancária

A categoria reivindica extensão de assistência para as vítimas de sequestro. Além do atendimento médico e psicológico previsto na CCT, que tenham o direito à avaliação por parte do banco sobre pedido de realocação para outra agência ou posto de atendimento bancário, apresentado pelo empregado que for vítima de extorsão mediante sequestro.

Igualdade de oportunidades

A mesa de igualdade de oportunidades discute a igualdade salarial entre homens e mulheres e a garantia de ascensão profissional a todos sem discriminação de gênero, raça, orientação sexual ou deficiência. O movimento sindical cobra ações efetivas de combate a todas as formas de discriminação, violência de gênero e de inclusão dos negros e negras no sistema financeiro, já que são minoria nos bancos e estão nos cargos de menor salário e menos visibilidade.

Na última reunião, a Fenaban apresentou, a pedido do movimento sindical, as ações sobre promoção da diversidade nos bancos. Os representantes dos trabalhadores propuseram uma campanha conjunta de combate à discriminação nos bancos. A Fenaban está avaliando.

Saúde no Trabalho

Aplicação de pesquisa com a categoria para avaliar a efetividade do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) nos bancos. O bjetivo de traçar um diagnóstico sobre procedimentos dos serviços médicos, analisar as causas do adoecimento da categoria e propor e cobrar políticas preventivas de saúde do trabalhador. 

seja socio