Pular para o conteúdo principal
Chapéu
MB com a Presidenta

Decreto aprovado pela gestão Dória não prevê ações para a saúde do trabalhador

Linha fina
Sem provisão reposição de recursos humanos e nem a renovação de contratos de carros previstos para os próximos quatro anos
Vídeo Youtube

São Paulo – “O Sindicato dos Bancários faz uma campanha, toda quarta-feira, em defesa dos bancos públicos. E a gente fala: se é público é para todos e, essa bandeira da saúde pública e da saúde do trabalhador tem recursos do SUS, os CRST têm recursos do SUS. Primeiro é uma honra carregar essa bandeira e, a gente está em defesa da saúde pública para toda sociedade e não só para quem tem um convênio médico”. (Roberto Paulino, dirigente sindical e conselheiro do CRST Santo Amaro)

O sucateamento dos CRST’s vem acontecendo, porque a ideia é acabar. Há conversas a respeito disso e o pessoal está com medo, tanto que estão pedindo mais atuação nossa, como dirigente sindical, nesses centros de referência para que não acabe. Só vai acabar se a gente ficar de braços cruzado. A gente vai continuar lutando, o Sindicato dos Bancários está sempre nessa luta”. (Antônio Alves, dirigente sindical e conselheiro do CRST Sé)

A gestão Dória foi eleita numa plataforma política em que ele seria um gestor. Só não disse gestor pra quem. Não se prioriza ações concretas para a saúde pública. A saúde do trabalhador, por exemplo, até hoje não tem um coordenador da área. O programa está totalmente desarticulado dentro da estrutura do Sistema Único de Saúde, ou seja, a gente não tem aí dentro desses quatro anos, uma provisão de ações e de financiamento de ações e, sem isso, não tem a reposição de recursos humanos, não tem renovação de contratos de carros, a gente não tem insumos para os serviços, ou seja, os serviços vão sendo sucateados aos poucos, porque tem essa vacância e tem essa ausência de política para sucatear esses equipamentos. Inclusive teve um decreto 57857/2017 recente de reorganização das estruturas da secretaria que extingue a área de saúde do trabalhador. Então, você vê que não existe nenhum interesse de manter com priorização essa área e investir como foi investido na gestão passada”. (Vinícius Figueira Boim, assistente social do CRST Lapa)

Assista aqui a edição na íntegra do Momento Bancário com a Presidenta

MB com a Presidenta – O programa de webtv vai ao ar às terças-feiras, às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da TV dos Bancários (TVB), site do Sindicato e Facebook. Excepcionalmente esta edição foi apresentada por Neiva Ribeiro, secretária-geral da entidade. É um espaço de entrevistas, que aborda assuntos de interesse dos bancários, dos direitos dos trabalhadores e de cidadania.

seja socio