Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Momento Bancário

Doenças ligadas ao trabalho atingem cada vez mais bancários

Linha fina
Pesquisa realizada com quase 5 mil trabalhadores apontou que metas e assédio moral estão entre as principais causas dos afastamentos
Vídeo Youtube

São Paulo – “Fizemos um levantamento de maio de 2016 a abril de 2017 com alguns bancários que nos procuraram. A gente fez umas perguntas sobre presenteísmo que é quando você vai trabalhar doente, sobre afastamento do trabalho e notificação. A gente levantou aqui que desses 4.846 bancários, 47% disseram que já trabalhou doente, 48% conhecem alguém que já trabalhou doente. Nesse levantamento, 35% dos bancários que já se afastaram do trabalho, 39% desse total disse ter doenças relacionadas ao trabalho (1.894 pessoas), 56% já se afastou e algumas delas ficaram mais de 15 dias afastadas pelo INSS. O que mais nos chamou atenção foi que 80% dessas doenças são relacionadas ao trabalho, são subnotificadas e a gente percebe que o adoecimento na categoria bancária é muito alto. Isso a gente observa que está relacionado à organização do trabalho, a cobrança de metas, a pressão por resultados e, agora de certo, essa instabilidade que a gente vive, com a terceirização, com o trabalho digital, com os PDV’s(Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato)

Esse tema é de muita relevância na convenção coletiva, que trata a saúde do trabalhador e as condições de trabalho, as metas e o assédio moral que estão interligadas, e a questão do PCMSO que é o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional, que tem caráter preventivo e de ter uma avaliação mais ampla de como é tratado o controle da saúde do trabalhador e qual o papel da área médica do trabalho dentro do ambiente do trabalho. São os temas que a gente tratou nas duas mesas que teve que ser divididas por mais que as cláusulas são interligadas, mas foram dois debates muito intensos com a Fenaban.(Carlos Damarindo, secretário de Saúde do Sindicato).

Assista aqui ao programa de webtv na íntegra.

Confira Negociação Bipartite de Saúde http://spbancarios.com.br/09/2017/mesa-bipartite-de-saude-cria-grupo-de-trabalho

Confira Negociação Bipartite sobre Prevenção de Conflitos http://spbancarios.com.br/09/2017/reuniao-debate-prevencao-ao-assedio-moral

MB com a Presidenta – O programa de webtv vai ao ar às terças-feiras, 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da TV dos Bancários (TVB), site do Sindicato e Facebook. Excepcionalmente, essa edição foi apresentada por Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato. É um espaço de entrevistas, que aborda assuntos de interesse dos bancários, dos direitos dos trabalhadores e de cidadania.

seja socio