Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Desrespeito

Itaú nega segurança aos bancários do WTorre

Linha fina
Funcionários estão sendo vítimas de assaltos ao chegar no prédio, sair para almoçar ou no fim do expediente, a caminho do metrô; Sindicato cobra segurança privada na área e banco, que lucrou mais de R$ 12 bi no semestre, nega
Imagem Destaque
Foto: Tiago Silva (arquivo)

São Paulo – Os bancários do Itaú que trabalham na WTorre da Avenida das Nações Unidas, em Pinheiros, estão sendo vítimas de assaltos nas imediações do prédio. O Sindicato entrou em contato com o banco e reivindicou que a instituição invista na integridade física dos seus funcionários, colocando seguranças particulares circulando no local, mas a resposta foi negativa.

“O relações sindicais do Itaú nos respondeu que essa é uma questão de segurança pública e não de responsabilidade do banco. Nós discordamos. Na nossa opinião, o maior banco privado do país, que teve lucro de R$ 12,345 bilhões apenas no primeiro semestre deste ano, pode sim investir no bem estar dos seus funcionários, que são os principais responsáveis por esse resultado”, argumenta o diretor do Sindicato e funcionário do Itaú Amauri Silva.

O Itaú mencionou que disponibiliza van para levar os bancários até a estação de metrô mais próxima, que é a Pinheiros, mas o dirigente diz que isso não é suficiente e chega a ser improducente para a maioria dos funcionários. “A van demora uns 15 minutos para sair e seu percurso é longo porque, antes de chegar ao metrô, passa primeiro no estacionamento onde parte dos funcionários deixa seus carros. Assim, demora uns 30 minutos a mais do que levaria normalmente até a estação Pinheiros.

Depois de um dia inteiro de trabalho, o bancário teria de gastar mais uns 45 minutos de seu tempo para ir de van até o metrô, que a pé ele chegaria em pouco mais de 5 minutos. As pessoas têm compromissos, têm vida fora do banco, e não podem perder esse tempo”, ressalta Amauri.

Ele argumenta também que os assaltos não ocorrem apenas no final do dia, mas também pela manhã, na chegada dos bancários, e no meio do dia, quando muitos saem do prédio para almoçar nas redondezas. “O WTorre fica numa avenida de trânsito movimentado, mas o fluxo de pessoas é pequeno. Então é um local ermo. “

Amauri destaca ainda que o Itaú disponibiliza seguranças em outros centros administrativos como CA Pinheiros, CAT e Ceic. 

O Sindicato continuará pressionando por uma medida concreta. “Se essa situação que põe em risco a vida dos trabalhadores continuar, vamos realizar ações sindicais no local, para denunciar à população esses desrespeito do Itaú com seus funcionários”, avisa o dirigente.

seja socio