Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Mesa

Reunião debate prevenção ao assédio moral

Linha fina
Protocolo de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho é previsto na cláusula 58 da Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários
Imagem Destaque
Foto: Contraf-CUT

São Paulo - A reunião entre representantes dos bancários e da Fenaban (federação dos bancos), realizada na sexta 22 em São Paulo, discutiu a prevenção de conflitos no ambiente de trabalho, protocolo previsto na cláusula 58 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

Os bancários alertaram sobre a importância do instrumento e dos canais disponíveis para o encaminhamento de denúncias exclusivamente sobre assedio moral. “Os sindicatos signatários encaminham denúncias exclusivamente sobre assédio moral no ambiente de trabalho. Já pelos canais dos bancos, as denúncias são variadas e não conseguimos filtrar o que é assédio moral ou não”, afirmou o Secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Walcir Previtale, segundo matéria da Contraf-CUT.

A Fenaban apresentou medidas de caráter educativo para a cláusula de prevenção de conflitos, porém, de acordo com Magaly Fagundes, integrante do Comando Nacional dos Bancários, a mesa de debate deve, além de apurar denúncias, focar na prevenção efetiva dos conflitos. “O nosso objetivo é a prevenção. Se existe o crescimento dos dados de conflitos, a nossa preocupação educativa não pode ser a longo prazo”. 

Os estudos, realizados pela Contraf-CUT, ao longo do ano, apontam números crescentes de assédio moral contra os trabalhadores. 

A próxima reunião, marcada para 27 de novembro, vai dar continuidade à negociação. “Precisamos reafirmar a importância do processo negocial coletivo, que busque o aprimoramento do instrumento e que inclua novos mecanismos para a avaliação semestral prevista na CCT vigente”, finalizou Walcir Previtale.

seja socio