Pular para o conteúdo principal

Sindicato lança livro sobre impacto da tecnologia bancária na categoria

Linha fina
Semana da Administração na Faculdade 28 de Agosto terá debates até quarta (6)
Imagem Destaque

A Semana da Administração na Faculdade 28 de Agosto começa com o lançamento, nesta segunda-feira (04), do livro "Trabalho Bancário: inovações tecnológicas, intensificação de controles e gestão por resultados", da dirigente Ana Tércia Sanches, doutora em Sociologia pela USP.

Sanches é professora e pesquisadora da Faculdade 28 de Agosto, e estuda os impactos da era digital no trabalho bancário. 

“O Sindicato atua em diversas frentes para fazer com que todas estas transformações tecnológicas sejam realizadas com a participação dos trabalhadores e sua representação. E temos um centro de pesquisa na Faculdade 28 de Agosto com o objetivo de estudar e gerar conhecimento sobre as transformações tecnológicas nos bancos e, com isso, ter subsídios para nossas ações”, disse a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, Ivone Silva.

 

Tecnologia - A categoria bancária é uma das mais afetadas pela tecnologia bancária. Estima-se que os bancos investem R$ 20 bilhões por ano em tecnologia. Em 2016, 57% das transações financeiras no Brasil foram realizadas por meios digitais (celular e internet) e apenas 8% nas agências físicas. Há oito anos a internet respondia por 30% das transações, o celular nem sequer fazia transações bancarias e a agência física era responsável por 18%.

Nos bancos privados, 78% dos postos de trabalho fechados entre 2012 e 2015 concentram-se em apenas duas ocupações: caixa e escriturário. Os números mais gerais mostram que, entre janeiro de 2012 a julho de 2017, os bancos fecharam 46.974 postos de trabalho, o que equivale a uma redução de quase 10% da categoria.

 

Semana – Na terça-feira (05), acontece a palestra Desafios dos executivos em organizações federais, municipais e privadas, com o professor Alencar Ferreira Junior, mestre em Economia pela PUC-SP.

A quarta-feira (06) é reservada à palestra Multiculturalismo e diversidade nas relações sociais e profissionais, com o professor Rodrigo Bombonati, doutor em Administração Pública e Governo pela FGV.

 

Todas as atividades acontecem às 19h na sala azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região (Rua São Bento, 413 – Centro – São Paulo/SP).

 

seja socio