Pular para o conteúdo principal
Chapéu
SEM PERSPECTIVA

PIB indica dificuldade de retomada do crescimento econômico

Linha fina
Para diretor-técnico do Dieese, resultado está longe do ideal para apontar recuperação. É preciso que o país tenha outra dinâmica, afirma
Imagem Destaque
Foto: CC 2.0 Rodrigo_Amorim/Reprodução

A variação do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro para o segundo trimestre, de 0,2%, indicou resultado discretamente positivo, mas mostra também que o Brasil apresenta sérias dificuldades para a retomada do crescimento. "Se comparada a anos anteriores, em que o Brasil também viveu uma  recessão, a economia tinha uma velocidade três vezes maior do que a observada atualmente", explica o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, em sua coluna na edição de segunda-feira 3, no Jornal Brasil Atual.

A reportagem foi replicada no site da Rede Brasil Atual

A quatro meses do fim do governo Temer, Clemente afirma que os resultados indicam uma quase estagnação da economia brasileira, com baixos investimentos públicos e privados, ao desemprego que afeta 13 milhões de pessoas, segundo estimativa do IBGE, e a consequente queda no consumo da população – em contraponto ao período de 2009, por exemplo, quando o Brasil vivia os impactos da crise global. 

"É evidente que o Brasil precisa de ter uma outra dinâmica econômica para recuperar o dinamismo em temos de crescimento. E, principalmente, se quer que esse dinamismo se transforme em renda e emprego para os trabalhadores", afirma o diretor-técnico, acrescentando que, para recuperar os postos de trabalho fechados, é preciso um crescimento do PIB na ordem de 4% a 5% ao ano. 

Ouça o comentário completo:

seja socio