Pular para o conteúdo principal

Polícia Federal prende "figurões" do Cruzeiro do Sul

Linha fina
Luis Octavio e Luis Felipe Índio da Costa são suspeitos de crimes contra o sistema financeiro e contra o mercado de capitais e lavagem de dinheiro
Imagem Destaque

São Paulo – A Polícia Federal (PF) prendeu o ex-presidente do Banco Cruzeiro do Sul, Luis Octavio Índio da Costa, e seu pai, Luis Felipe Indio da Costa. Ambos são suspeitos por crimes contra o sistema financeiro e o mercado de capitais e lavagem de dinheiro. As prisões decretadas pela Justiça são resultado de inquérito aberto para apurar as fraudes contábeis apontadas pelo Banco Central.

Luis Octavio foi preso em um condomínio em Cotia, na Grande São Paulo, em cumprimento a mandado de prisão preventiva e foi levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) II de Pinheiros, conhecido como "Cadeião de Pinheiros", na capital paulista. Luis Felipe está sendo mantido em prisão domiciliar no Rio por ter mais de oitenta anos de idade. O pedido de prisão dos dois foi expedido pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

Em setembro, a Polícia Federal  já havia cumprido mandatos de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo contra ex-controladores do banco. A PF acreditava que os locais investigados, uma residência na capital paulista e uma empresa no Rio de Janeiro, poderiam estar servindo de esconderijo para bens adquiridos ilicitamente.

> STJ nega liberação de bens de Indio da Costa
> Cruzeiro do Sul garante direitos trabalhistas

Também em setembro, o Banco Central havia decretado a liquidação extrajudicial do banco que estava sob intervenção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), na tentativa de proteger os depósitos dos clientes da instituição. Investigações apontam que  foram criados resultados positivos artificialmente nas demonstrações financeiras para conseguir o pagamentos indevidos a acionistas e controladores.


Redação, com informações da Agência Brasil, Folha On Line e G1 – 23/10/2012
(Atualizado às 12h58 de 24/10)

seja socio