Pular para o conteúdo principal

Bancários do Itaú aprovam pagamento de ação

Linha fina
Funcionários conviviam com rotina repleta de fatores insalubres, como manuseio de produtos químicos, iluminação inadequada e, principalmente, ruído excessivo
Imagem Destaque
São Paulo – Bancários do Itaú da ativa e aposentados, que trabalharam no extinto SDS (Setor de Distribuição de Serviços), deliberaram favoravelmente pelo pagamento de ação coletiva reivindicando adicional de insalubridade aos empregados.  A decisão foi tomada em assembleia realizada no Sindicato, na noite de quinta-feira 23.

Os funcionários lidavam com uma rotina laboral repleta de fatores degradantes, como manuseio de produtos químicos, iluminação inadequada e, principalmente, ruído excessivo. Esses problemas motivaram o Sindicato a ingressar na Justiça, em 1990.

“O barulho era insuportável. Eu saía de lá com o ouvido do tamanho de um elefante”, conta o aposentado Edson Vargas, que trabalhou no setor durante 15 anos. “Trabalhava de madrugada, dormia durante o dia e mesmo horas depois de sair do expediente o zumbido continuava, então era difícil conseguir pegar no sono”, lembra.

A ação teve início a partir da denúncia de cipeiros eleitos. No entanto, o banco ignorou a notificação. O Sindicato, então, tomou as rédeas e procurou a Delegacia Regional do Trabalho que por meio de perícia constatou que o ambiente era prejudicial à saúde dos funcionários. Esse laudo serviu para embasar o processo trabalhista para que o Itaú pagasse o adicional.

“Só depois que o Sindicato entrou com processo é que o banco distribuiu equipamento de proteção, mas antes nós trabalhávamos sem tampões de ouvido e o barulho era realmente muito alto”, relata o bancário aposentado André Luis Bortoni. “O barulho era ensurdecedor, tanto é que hoje tenho dificuldade de ouvir com meu ouvido esquerdo”, completa seu colega, José Carlos da Cruz Sampaio.

O processo judicial foi vitorioso. O pagamento da ação prevê, ainda, créditos que incidirão em férias, fundo de garantia, 13º salário e verbas rescisórias. Essa foi a segunda e última parcela a ser recebida – a primeira veio em 2003.

“O Itaú foi punido porque não deu condições adequadas de trabalho. Infelizmente ainda há locais que apresentam risco à integridade dos bancários e temos cobrado para que sejam tomadas medidas e os problemas solucionados”, ressalta a diretora executiva do Sindicato Marta Soares.  

Rodolfo Wrolli – 23/10/2014
 
seja socio