Pular para o conteúdo principal

Funcionários do extinto SDS do Itaú têm assembleia

Linha fina
Trabalhadores deliberam sobre pagamento de complemento de ação coletiva por adicional insalubridade movida pelo Sindicato
Imagem Destaque

São Paulo – Manuseio de produtos químicos, ruído excessivo, iluminação inadequada. Esses e outros problemas faziam parte do cotidiano do extinto SDS (Setor de Distribuição de Serviços) do Itaú e que levaram o Sindicato a ingressar na Justiça, em 1990, com ação coletiva reivindicando o pagamento de adicional insalubridade aos empregados.

O processo foi vitorioso. Na quinta 23, os 110 trabalhadores beneficiados realizam assembleia a partir das 18h30, no Auditório Azul do Sindicato (Ria São Bento, 413, Centro), para deliberar sobre o pagamento da ação. Essa será a segunda e última parcela a ser recebida – a primeira ocorreu em 2003.

De acordo com o dirigente sindical Francisco César, o Césinha, que trabalhava no SDS do CTO (Centro Tecnológico Operacional), tudo começou a partir de denúncia de cipeiros eleitos. “Eles apresentaram a situação insalubre à Cipa, mas o banco não tomou conhecimento”, afirma. “A denúncia foi levada ao Sindicato que pediu perícia da Delegacia Regional do Trabalho que constatou que o ambiente era prejudicial à saúde dos funcionários. Esse laudo serviu para embasar o processo trabalhista para que o Itaú pagasse o adicional.”

A ação prevê ainda que sejam creditados reflexos em férias, Fundo de Garantia, 13º salário e verbas rescisórias.


Jair Rosa – 22/10/2014
 

seja socio