Pular para o conteúdo principal

Cerca de 56 mil bancários parados no 9º dia de greve

Linha fina
Centros administrativos e agências fechadas nesta quarta-feira pressionam banqueiros por negociação e nova proposta. Na sexta, categoria participa de ato conjunto na Avenida Paulista
Imagem Destaque
São Paulo – É greve! E mais forte a cada dia. A insatisfação é geral. E é assim que a categoria completou nove dias de paralisação nacional diante da proposta rebaixada dos bancos de reajuste de 5,5%,que não cobre nem a inflação, e abono de R$ 2,5 mil. Na quarta 14, 56 mil trabalhadores de 698 agências e 24 centros administrativos de diversas regiões de São Paulo e Osasco cruzaram os braços para quebrar o silêncio dos banqueiros e arrancar uma data de negociação.

“Bancos não fazem nova proposta há 19 dias. Após um mês de negociação, apresentaram reajuste para a categoria com perda real de 4% no dia 25 de setembro. Os bancos, mais uma vez, mostram que não têm responsabilidade social porque aumentam suas tarifas e juros, reduzem créditos, demitem os trabalhadores, aumentam seus lucros e são intransigentes com o reajuste dos funcionários”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato.

E essa má vontade não aparece para os executivos. Segundo levantamento foi feito pelo portal iG, os bancos preveem aumentar a remuneração fixa de seus diretores executivos, em 2015, muito acima da inflação. Há casos em que o reajuste chega a 81%.

> Reajuste de até 81% para executivos

Contra essa lógica, pararam os centros administrativos Vila, Casa 1 e 3 do Santander; Cesec, Complexo Verbo Divino e Complexo São João do Banco do Brasil; Alphaville, Prime Paulista, Telebanco e Nova Central do Bradesco.

> Nova Central: “não me venham falar de crise!”
> Desapontamento no Cenop Imobiliário do BB
> Casas 1 e 3 do Santander voltam a fechar

Do Itaú, aderiram Orbital, CA Raposo, GPSA, CAT, CTO, CA Brigadeiro, prédios nas ruas Jundiaí e Fábia; Gifug (Gestão do Fundo de Garantia) da Caixa, além de centenas de agências no centro, Paulista e Faria Lima.

> Centro Administrativo Brigadeiro na greve
> Vídeo: mobilização forte na Paulista
> Fotos: agências e concentrações do Bradesco, Itaú e Santander   

Ainda nesta quarta 15, dirigentes do Sindicato acompanharam um oficial de Justiça ao prédio da Contax para fazer constar que o Itaú descumpria a liminar e mantinha funcionários em contingenciamento no local. Antes, ainda na madrugada, o Sindicato flagrou bancários sendo forçados a entrar antes do sol nascer no CA Brigadeiro.

> Vídeo: Entrada na madrugada no CA Brigadeiro
> Itaú não faz proposta e ainda descumpre lei   

Movimento – O Comando Nacional dos Bancários reuniu nessa quarta em São Paulo para fazer avaliação do movimento. “A greve está forte em todo o Brasil e o silêncio dos banqueiros vai fazer com que cresça ainda mais”, destaca a presidenta do Sindicato. “A população está compreendendo a luta da categoria e tem manifestado apoio em todo o país. O Comando reafirma as reivindicações apresentadas à Fenaban. Cabe aos bancos resolver a greve, caso contrário ela continuará forte e crescendo”, acrescenta a dirigente. O Comando fará nova reunião na próxima semana.

Trabalhadores nas ruas – Um grande ato conjunto será realizado na sexta 16, na Avenida Paulista. A concentração será a partir das 15h, no vão livre do Masp. Bancários e petroleiros estão em campanha e a luta é, além de aumento real para salários, por manutenção dos empregos, contra a sobrecarga de trabalho que adoece, a terceirização fraudulenta.

> Trabalhadores vão às ruas em ato conjunto

Também participarão trabalhadores do setor de alimentação, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e dos Sem Terra (MST), cobrando respeito aos seus direitos.

Assembleia – O Comando de Greve reúne-se diariamente na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro), às 17h. Nova assembleia será realizada na segunda-feira 19, às 17h, na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192, Sé). Nesse dia, a reunião do Comando de Greve será às 16h. Participe da luta!

Leia mais
> Áudio: conheça o funk Ostentação!
Vídeo: Quer R$ 5 mi ao ano? Seja executivo!


Redação - 14/10/2015
(Atualizado às 20h38)
seja socio