Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Vitória

Símbolo da resistência, Jardim Camargo Novo fica!

Linha fina
Agência da Caixa no extremo da zona leste não será fechada; conquista é fruto da luta do Sindicato contra o desmonte do banco público pelo governo Temer
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

São Paulo – Depois de muitos dias de mobilização, a direção da Caixa recuou e a agência da Caixa no Jardim Camargo Novo não será mais fechada. Única agência bancária de toda a região, a unidade da Caixa – que seria uma das 100 a serem encerradas em São Paulo – virou símbolo da resistência contra o desmonte do banco público promovido pelo governo Temer.

O não fechamento da unidade é mais um exemplo de que a luta rende vitórias.

"Todas as conquistas dos bancários vieram a partir de muita luta. E, mais uma vez, nossa mobilização, em parceria com os moradores do Jardim Camargo Novo, foi vitoriosa e conquistamos a manutenção de uma agência fundamental para o desenvolvimento da região. A agência Jardim Camargo Novo é um símbolo de resistência para toda a categoria", comemora a presidenta do Sindicato, Ivone Silva.

A agência é a única unidade bancária de todo o bairro, que faz parte do distrito de Itaim Paulista e que fica no extremo da zona leste de São Paulo. Devido a sua importância para a região, o Sindicato contou com o apoio de moradores, lideranças comunitárias, comerciantes locais. A mobilização iniciou desde que a Caixa anunciou seu fechamento, há cerca de um mês, e contou com diversos protestos, abaixo-assinado que angariou mais de três mil assinaturas, e apoio de vereadores e da subprefeitura do Itaim Paulista.

Um dos atos mais importantes foi realizado na segunda-feira 23, e reuniu dirigentes sindicais e a população em um abraço simbólico à agência, tão importante para o desenvolvimento local.

“É uma grande vitória para nós, trabalhadores da Caixa, e para a população, que tanto precisa do banco público. É uma conquista emblemática, que nos dá mais ânimo para continuar essa luta em defesa da Caixa 100% pública e das demais instituições financeiras públicas, como Banco do Brasil e BNDES, que também estão sendo desmontados por Temer. A Caixa é do povo e não vamos deixar que seja vendida por esse governo golpista”, diz o diretor do Sindicato e empregado da Caixa, Francisco Pugliesi, o Chico.

A boa notícia foi comunicada à população com um ato de comemoração. Moradores fizeram questão de rasgar o aviso de fechamento que a Caixa afixou na porta da agência. Na manifestação, foram coletadas outras centenas de assinaturas da população ao manifesto em defesa dos bancos públicos. A vitória também será comemorada em alto estilo na segunda-feira 13 de novembro, dia em que, pelo calendário da Caixa, a agência amanheceria definitivamente encerrada. "Vamos fazer uma reinauguração simbólica da Jd. Camargo Novo, com direito a shows e corte de faixa", informa Chico.

Luta continua - A luta contra o fechamento de agências e contra a ameaça de privatização da Caixa e demais bancos públicos continua. “O Sindicato tem intensificado sua luta nas ruas, nas Câmaras Municipais e pressionando parlamentares a se comprometer com a defesa dos bancos públicos", lembra a presidenta da entidade.

Ivone Silva e outros dirigentes sindicais estiveram quarta-feira 25 na Câmara Municipal de São Paulo e conseguiram o compromisso do presidente da Casa, Milton Leite, e de outros vereadores de votar moção de apoio aos bancos públicos.

Além de protestos nas ruas, o Sindicato tem realizado audiências nas câmaras municipais das cidades que compõem sua base, falando sobre a importância dos bancos públicos e angariando apoios nessa luta. A próxima será na Câmara Municipal de Osasco, às 19h.

Veja nas matérias abaixo como foi a luta vitoriosa pelo não fechamento da agência Jardim Camargo Novo: 

> Grande ato defende Caixa 100% Pública e agência Jd. Camargo Novo
> Sindicato cobra SR Penha sobre fechamento da agência Jd. Camargo Novo
> Moradores se unem contra fechamento de agência da Caixa
> Cooperativa vê retrocesso em fechamento da Caixa
> Luta contra fechamento de agência é símbolo de resistência ao desmonte
> Moradores e empresários se mobilizam contra fechamento da Caixa
> Sindicato e população protestam contra fechamento de agência em Jardim Camargo Novo

 

seja socio