Pular para o conteúdo principal

Bradesco é cobrado na SRT sobre mudanças na Sipat

Linha fina
Órgão ligado ao Ministério do Trabalho teve de ser acionado para obrigar banco a discutir com movimento sindical e cipeiros alterações unilaterais no evento
Imagem Destaque

São Paulo – Os representantes dos trabalhadores viram-se obrigados a procurar a mediação da Superintendência Regional do Trabalho para que o Bradesco discuta as alterações efetuadas unilateralmente na Semana de Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Cidade de Deus, concentração localizada em Osasco.

A reunião na SRT entre integrantes do Bradesco e do Sindicato ocorreu na segunda-feira 25.

Até o ano passado, a Sipat era realizada com a presença física dos cipeiros. O banco alterou o formato do evento – que agora será realizado virtualmente – argumentando que dessa maneira as atividades atingirão todos os bancários. A discussão dos temas também mudou. Agora serão escolhidos exclusivamente pelo banco. O Sindicato é contrário a essas mudanças.

De acordo com o dirigente sindical Marcelo Peixoto, o Bradesco alegou que as alterações só foram implantadas após negociação com os cipeiros de todas as concentrações e a concordância dos mesmos com as novidades. “Mas a mudança não consta em nenhuma ata de reunião, o que inclusive foi questionado pelo auditor da SRT. Como nós podemos considerar essas novas mudanças se elas sequer foram documentadas?”, questiona o dirigente.

SRT – A diretora executiva do Sindicato Neiva Ribeiro ressalta que o movimento sindical procurou a SRT para discutir as mudanças unilaterais unicamente porque os canais de negociação com o banco sobre essa questão se esgotaram.

“Tivemos duas reuniões com o Bradesco para discutir o assunto e reforçar a importância da Sipat presencial, mas nas duas ocasiões recebemos negativas do banco sobre nossas reivindicações, por isso fomos obrigados a buscar outros canais.”

A SRT é o órgão regional responsável por executar as atividades relacionadas à segurança e medicina do trabalho, inclusive a Sipat. Cabe a ela também fiscalizar o cumprimento das obrigações legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.

Sipat – A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é um evento obrigatório nas empresas instaladas no Brasil, de acordo com a legislação trabalhista.

Ela deve ser organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) com o objetivo de conscientizar os empregados sobre a saúde e segurança no trabalho, além da prevenção de acidentes.

Durante a Sipat são realizadas atividades envolvendo os empregados visando a promoção da conscientização, geralmente focando em um tema definido previamente. Entre as atividades estão palestras, treinamentos, avaliações médicas, atividades lúdicas, entre outras.

O dirigente Marcelo Peixoto ressalta que para o movimento sindical, a construção da Sipat deve contar com a participação dos trabalhadores eleitos na Cipa. “Conhecendo a rotina estressante dos bancários, responsável por tantos adoecimentos, fica nosso questionamento: em que momento esses trabalhadores conseguirão participar de uma Sipat virtual?”, questiona o dirigente.


Rodolfo Wrolli – 25/11/2013

seja socio