Pular para o conteúdo principal

Sindicato alerta população a fazer teste da Aids

Linha fina
Entidade promoveu ato na Praça do Patriarca para lembrar dia mundial de combate à doença e chamar atenção sobre importância do uso de preservativo
Imagem Destaque

São Paulo – Teatro para conscientizar a população de que usar preservativo é essencial para se prevenir da contaminação do vírus da Aids, o HIV, e também das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O evento foi promovido pelo Sindicato, na Praça do Patriarca, na sexta-feira 29, às vésperas do Dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro.

> Fotos: galeria da manifestação

Além da animação teatral, dirigentes sindicais distribuíram folheto com informações sobre onde é possível, na cidade de São Paulo, realizar de graça o teste rápido de Aids. Nos locais indicados no folheto ainda são realizados consultas, orientações sobre prevenção e tratamento de DSTs, Aids e hepatites.

> Saiba onde fazer o teste rápido de Aids

“Esse trabalho, nas ruas, é nosso papel como Sindicato Cidadão. A saúde é nosso maior patrimônio, e estamos aqui para levar informação e conscientizar essas pessoas que passam pela Praça na correria, no pouco tempo do horário de almoço, preocupadas com as contas para pagar e com o trabalho, mas que nem sempre param para pensar na saúde, na prevenção, principalmente de uma doença tão grave”, alertou a secretária de Saúde do Sindicato, Marta Soares.

Números da Aids – Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2012, o Brasil chegou a 656.701 casos registrados de Aids (condição em que a doença já se manifestou), de acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Em 2011, foram notificados 38.776 casos da doença e a taxa de incidência de Aids no Brasil foi de 20,2 casos por 100 mil habitantes.

Nas mulheres, 86,8% dos casos registrados em 2012 decorreram de relações heterossexuais com pessoas infectadas pelo HIV. Entre os homens, 43,5% dos casos se deram por relações heterossexuais, 24,5% por relações homossexuais e 7,7% por bissexuais. O restante ocorreu por transmissão sanguínea e vertical (da mãe para o filho durante a gestação, parto ou por aleitamento materno).


Gisele Coutinho - 29/11/2013

seja socio