Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Internacional

Jovens sindicalistas debatem luta no Uruguai

Linha fina
Estratégias para aumentar participação da classe trabalhadora foram foco da Oficina de Jovens Sindicalizadores da UNI Américas 2017, que ocorreu entre 12 e 15 de novembro
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

São Paulo – Cerca de 30 jovens sindicalistas reuniram-se em Montevideo, capital uruguaia, entre os dias 12 e 15, na Oficina de Jovens Sindicalizadores da UNI Américas 2017. Foram representados no evento os movimentos sindicais de Trinidad e Tobago, Santa Lucia, Bahamas, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Nicarágua e Estados Unidos. Representando o Sindicato, os dirigentes Lucimara Malaquias, vice-presidente de Juventude da UNI Américas, Marcio Vieira e Fernanda Lopes, que também integram o Comitê Executivo de Juventude da UNI.

O foco do evento: estabelecer relações entre os movimentos sindicais dos países representados, debater estratégias para aumentar a participação da sociedade nas lutas dos trabalhadores e potencializar a identificação e formação de jovens lideranças.

“Hoje, especialmente no Brasil, com a ascensão de um governo que tem na classe trabalhadora o foco dos seus ataques, é fundamental identificarmos novas estratégias e métodos de trabalho para uma maior participação dos trabalhadores, sobretudo dos jovens, no movimento sindical. A Oficina de Jovens Sindicalizadores da UNI Américas é uma ótima oportunidade para fortalecer a formação política e o emponderamento dos jovens dirigentes. A partir de experiências individuais pretendemos construir ações coletivas em esfera global”, destaca Lucimara Malaquias.

A oficina conta com debates, dinâmicas de grupo e atividade prática, que neste ano será uma visita aos trabalhadores bancários do Uruguai. “É um excelente momento para trocar experiências, conhecer outras realidades e, a partir disso, construir ações sindicais mais eficazes”, avalia a dirigente do Sindicato.  

Bancos públicos, democracia e luta contra o neoliberalismo – Paralelamente à oficina, a UNI promoveu também a reunião da Aliança Latino Americana em Defesa dos Bancos Públicos. Já nos dias 16, 17 e 18 de novembro, também em Montevidéo, foi realizada a Jornada Continental em Defesa da Democracia e Contra o Neoliberalismo, da qual participarão jovens dirigentes do Sindicato.

“Empoderar e formar lideranças jovens é um passo importante na renovação do movimento sindical”, conclui a dirigente do Sindicato.

seja socio