Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Por dois anos

Acordos de CCV e ponto eletrônico são renovados com o Itaú

Linha fina
Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) agora contempla também funcionários do Itaú BBA
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

Foi aprovada, em assembleia na noite desta quarta-feira 21, no Auditório Amarelo da Sede do Sindicato, a renovação, por um período de dois anos, dos acordos de CCV e do sistema alternativo de controle de jornada (ponto eletrônico) com o Itaú. Em relação à CCV, a novidade é a inclusão dos funcionários do Itaú BBA.

Além dos funcionários do Itapu BBA, o acordo aprovado prevê que podem recorrer à Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) quem saiu há até dois anos das empresas Itaú Unibanco S/A, Itaú Unibanco Holding S/A, Itaucard S/A, Itaú Leasing S/A, Hipercard Banco Multiplo S/A., Multiplo S/A e Itaú BMG Consignado S/A.

A CCV – formada por representantes do banco e do Sindicato – tem caráter extrajudicial, possibilitando ao trabalhador do Itaú buscar soluções para qualquer pendência, como horas extras, férias, equiparação salarial, entre outras, sem a necessidade de recorrer à Justiça.

“Em tempos de 'deforma' trabalhista, a CCV é um procedimento extrajudicial que deve ser cada vez mais valorizado. E o pagamento do que é devido ao bancário é rápido, feito em 10 dias úteis”, salienta o dirigente sindical e bancário do Itaú Maikon Azzi.

O dirigente lembra que os interessados podem agendar horário com o Plantão Jurídico do Sindicato (Rua São Bento, 413, próximo à estação São Bento do Metrô), por meio da Central de Atendimento: (11) 3188-5200.

Ponto eletrônico

O acordo do ponto eletrônico aprovado na assembleia, que é renovado desde 2012, determina que o sistema não pode apresentar restrições à marcação e ainda que não pode haver registro automático. E mais: extingue a autorização prévia para assinalar a hora extra e proíbe alteração ou eliminação pelo gestor dos dados registrados pelo empregado.

Além disso, qualquer alteração no sistema que o Itaú pretenda fazer deve ser comunicada ao Sindicato. O acordo também não valida qualquer banco de horas ou compensação de jornada.

seja socio