Pular para o conteúdo principal
Chapéu
MB Consciência Negra

Desafios pela promoção da Igualdade Racial

Linha fina
Programa de webtv do Sindicato recebeu o professor Ramatis Jacino, autor do livro Transição e Exclusão, e Adriana Vasconcelos, professora de História e Geografia da rede pública
Vídeo Youtube

Promoção da igualdade racial, participação dos negros no mercado de trabalho, combate ao racismo, necessidade da aplicação da Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, além dos desafios das parlamentares negras no Brasil. Estes foram alguns dos temas abordados no Momento Bancário desta quarta 14. O programa faz parte das atividades do Sindicato dos Bancários de São Paulo em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Inscreva-se no nosso canal no YouTube e receba as principais produções audiovisuais do Sindicato. 

Conduzido pelos dirigentes sindicais Ana Marta e Fábio Rogério, que integram o coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato, o webprograma recebeu o professor da Universidade Federal do ABC, Ramatis Jacino, autor de uma séria de livros, entre eles Transição e Exclusão, e Adriana Vasconcelos, professora de História e Geografia da rede pública. 

"Nosso mercado de trabalho é tão racista quanto a sociedade. Paga as pessoas de maneira diferenciada de acordo com a cor da pele e o gênero. À medida que vai se subindo na hierarquia, vai se branqueando.”   afirmou Ramatis Jacinto.

O professor ainda destacou como fundamentais ações desenvolvidas pelo Sindicato dos Bancários e demais movimentos sindicais, sociais, negros, estudantis e acadêmicos para superar esta que é uma das faces mais cruéis da discriminação racial no mercado de trabalho, onde as pessoas deveriam ser valorizadas pela sua produtividade, pela sua capacidade de gerar lucro e riqueza, e não pela cor da sua pele e pelo seu gênero.

 “Em 2016 vem o golpe. Acabam com os ministérios da igualdade racial, das mulheres e dos direitos humanos. O recado está dado, só não entendeu quem não quer. O golpe foi direto para a classe trabalhadora, para os negros e negras", ressalta Adriana Vasconcelos, ao destacar a importância de se eleger mulheres negras no Congresso, para levarem suas pautas e fazerem frente à retirada de direitos.

Mês da Consciência Negra

Seminário, debates, edições especiais do MB com a Presidenta (webtv), ato e uma série de reportagens marcarão os eventos deste mês no Sindicato dos Bancários de São Paulo. Intitulada Novembro da Resistência, a programação alude a duas datas importantes: o Dia da Consciência Negra (20), e o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher (25).

A programação do mês inclui a realização de outro MB com a Presidenta no dia 21; ato pelo Dia da Consciência Negra, no vão do Masp, no próprio feriado do dia 20; seminário sobre Consciência Negra, no dia 21, às 14h, na sede do Sindicato, seguido de uma festa à noite, no Café dos Bancários.

No dia 28, tem Cine Birita no Café, às 19h30, com curtas sobre a herança afrodescendente no Brasil. Além disso, haverá uma série de reportagens especiais ao longo do mês no site, canal do Youtube e nas redes sociais do Sindicato. Fique alerta e acompanhe.

Leia reportagens do Novembro da Resistência

Políticas afirmativas ajudam a formar geração de intelectuais negros
Filmes para refletir sobre a questão racial
Seis episódios recentes que mostram o quanto o Brasil é racista

seja socio