Prevenção

Novembro Azul alerta homens para cuidados com a saúde

Mês é dedicado a ações educativas e de conscientização de homens a visitar regularmente médicos e fazer exames preventivos contra o câncer de próstata

  • William De Lucca, SPBancários
  • Publicado em 07/11/2018 14:56 / Atualizado em 07/11/2018 14:59

Seja por descuido ou preconceito, muitos homens acabam deixando de lado visitas periódicas ao médico e exames importantes que podem diagnosticar doenças graves. Para mudar este quadro, o mês ganha uma cor para lembrar da importância de prevenir o câncer de próstata - que, segundo estimativa, deve atingir 68.220 homens no biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

Para evitar que esta triste estatística se confirme, a prevenção é o único caminho. “Os homens acabam cuidando menos da saúde que as mulheres, por exemplo, que visitam muito mais o ginecologista do que os homens o proctologista ou o urologista. Fazer visitas anualmente ao médico é essencial para prevenir doenças como o câncer, que se detectado em estágios iniciais, tem grande chances de cura”, explica o secretário de Saúde do Sindicato dos Bancários, Carlos Damarindo.

Durante todo o mês, o Sindicato realizará atividades internas da campanha, de orientação sobre o câncer de próstata e saúde do homem e ações para estimular a atividade física.

Doença silenciosa

A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no mundo, entre a população masculina, o câncer de próstata é o segundo mais incidente (15% dos casos), atrás do de pulmão (16,7%).



Voltar para o topo