Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Arte e resistência

Ocupação Povo Sem Medo é palco da última sessão do ano do CineB

Linha fina
Exibição do filme Apart Horta, na noite de sexta-feira 15, comemorou dez anos do projeto e 20 anos do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. Houve debate com a diretora do documentário, Cecília Engels
Imagem Destaque
Foto: Divulgação/CineB

São Paulo – Para comemorar os 20 anos do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e seus dez anos de existência, o projeto CineB realizou, na noite da sexta-feira 15, uma sessão especial na Ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, no ABC. Cerca de 300 pessoas assistiram ao documentário Apart Horta, de Cecília Engels. O clima foi de festa e confraternização, no local que é hoje um símbolo da resistência e da luta por moradia. Após a exibição, a diretora do filme participou de um bate-papo com os presentes. Também estiveram presentes à ocupação Maria Rosani, diretora-executiva do Sindicato, e Luiz Claudio Marcolino, ex-presidente da entidade e dirigente da Contraf-CUT.

A sessão, a última de 2017 do CineB, contou com um dos maiores públicos do ano. Os espectadores, em pouco tempo, ocuparam as 200 cadeiras que a produção do projeto levou. Para que mais pessoas assistissem ao filme, foi necessário providenciar bancos pelo próprio MTST. Ainda assim, muitos se divertiram com as histórias dos protagonistas do filme Natanael e Nazaré, em pé ou sentados no chão.

A Ocupação Povo Sem Medo é fruto da luta por moradia das trabalhadoras e trabalhadores que moram em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Conta com 8.600 acampados que reivindicam a implantação de um projeto de habitação no terreno de 60 mil metros quadrados localizado no bairro Planalto, próximo à Via Anchieta, em frente à portaria da multinacional Scania, que estava abandonado havia 40 anos. Teve início no dia 1º de setembro e já passou por momentos de tensão, com ataques da mídia, de moradores do entorno da ocupação e por decisão pela reintegração de posse, derrubada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Segundo Cláudio Rocha, uma das lideranças do movimento, a intenção de ocupar a área abandonada foi “mostrar o tamanho do déficit habitacional que existe em São Bernardo, e criar uma função social para o terreno ocioso”.

Antes do CineB, outras iniciativas culturais no local haviam sido barradas. Em outubro, a Justiça impediu a realização de um show com Caetano Veloso, Criolo, Maria Gadu e Péricles, em comemoração aos 20 anos do MTST. O evento aconteceu somente no domingo 10, no Largo da Batata, em São Paulo.

“Aproveitamos o encerramento da temporada para nos solidarizar com a luta dos trabalhadores acampados em São Bernardo e oferecer um momento de cultura e lazer. O filme da Cecília [Engels], ‘Apart Horta’, aborda com muito humor uma temática interessante que é a produção caseira do próprio alimento”, salientou o coordenador do projeto, Cidálio Vieira Santos.

CineB - O projeto CineB é uma parceria entre o Sindicato e a Brazucah Produções, que promove o acesso ao cinema nacional para a população de bairros periféricos da Grande São Paulo.

"Levamos toda a estrutura para transformar qualquer espaço em uma sala de cinema, com telão, cadeiras, sistema de som e até pipoca de graça com saquinhos estilizados. Os filmes que exibimos são produções brasileiras de qualidade que nem sempre chegam às salas de cinema ou ao grande público", explica Cidálio.

Desde 2007, o CineB já atingiu um público superior a 60 mil espectadores em mais de 480 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

seja socio