Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Acordo coletivo

Empregados de cooperativas de crédito têm assembleia dia 17

Linha fina
Sindicato convoca trabalhadores para deliberar sobre acordo coletivo de trabalho. Realização de nova assembleia deve-se ao fato de que o sindicato patronal que havia negociado a proposta original não é mais o legítimo representante das empresas
Imagem Destaque

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região (Seeb-SP) e a Fetec-CUT/SP convocam os empregados de cooperativas de crédito para assembleia no dia 17 de dezembro, na qual deverão deliberar novamente sobre o acordo coletivo de trabalho que prevê, entre outros pontos, reajuste de 4,5% (reposição da inflação mais aumento real de 2,69%). Essa proposta já havia sido ratificada pelas cooperativas, e já tinha sido aprovada pelos trabalhadores em assembleia no dia 13 de agosto, mas o Sindicooperativas (sindicato patronal) não avançou na assinatura do acordo.

O Sindicato só tomou conhecimento do motivo dessa demora recentemente, com o recebimento de notificação de outra entidade patronal, o Sindicresp, informando que, por decisão judicial já transitada em julgada, o Sindicooperativa não mais representava as cooperativas de crédito do Estado de São Paulo (veja notificação extrajudicial recebida pelo Sindicato).

Durante todos esses meses, diversas cooperativas e trabalhadores procuraram o Sindicato questionando a demora da assinatura da convenção coletiva. E o Sindicato propôs que os acordos fossem celebrados diretamente entre as entidades sindicais dos trabalhadores (Seeb-SP e Fetec-CUT/SP) e as cooperativas.

“A negociação foi feita com o Sindicooperativas, mas a proposta tinha a concordância das cooperativas. Portanto, com a ilegitimidade do Sindicooperativas, e com a impossibilidade de se firmar o acordo com o Sindicresp, que não participou das negociações, a alternativa é firmar o instrumento coletivo diretamente com as cooperativas. E para isso, temos de realizar nova assembleia”, explica o dirigente sindical da Fetec-CUT/SP Jair Alves.

“É importante a participação dos trabalhadores nesta assembleia, para que finalmente possamos firmar o acordo coletivo de trabalho a fim de garantir os reajustes nos salários e demais verbas, retroativos a junho, bem como os demais direitos previstos”, acrescenta o dirigente.

A assembleia será no auditório amarelo da sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro), em primeira convocação às 18h30 e, em segunda convocação às 19h.

seja socio

Arquivos anexos
Anexo Size
notificacao_extrajudicial.pdf (105.31 KB) 105.31 KB