Pular para o conteúdo principal

Previ Futuro melhor é proposta de Márcio Souza nº 7

Linha fina
Plano abrange funcionários que ingressaram no Banco do Brasil nos últimos 18 anos; eleição que definirá novo diretor de Planejamento vai até 15 de setembro
Imagem Destaque

São Paulo – Márcio Souza (nº 7). Esse é o candidato apoiado pelo Sindicato na eleição que definirá o novo diretor de Planejamento do fundo de pensão Previ. Márcio tem como uma de suas prioridades lutar por melhorias no plano Previ Futuro, destinado a quem ingressou no Banco do Brasil a partir de 1998.

Uma das maneiras de fazer isso é negociar com o Banco do Brasil para que, ao pagar PLR, faça contribuição igual à Previ viabilizando a criação de novo benefício. Além disso, redução de 15 para dez anos de recolhimento para requerer o complemento de aposentadoria e alterações na nomenclatura 2B para que o participante tenha maior valor de aposentadoria.

“Essas propostas foram construídas após longos debates com participantes e também a partir de uma nova realidade no BB. Nos últimos anos, por exemplo, muitos colegas entraram na empresa com idade um pouco mais avançada, tornando mais difícil completar o mínimo de 15 anos para requerer o benefício. Essa redução em cinco anos, que é viável, irá beneficiar muita gente. E é por compromissos como esse que orientamos o voto em Márcio Souza”, afirma a dirigente sindical Silvia Muto.

> Vídeo: Márcio de Souza e Silvia Muto defendem Previ Futuro melhor

A eleição – O cargo de diretor de Planejamento está vago desde a renúncia de Décio Bottechia Junior, em 16 de junho. O eleito complementará o mandato até 31 de maio de 2018.

A votação ocorre de 26 de agosto a 15 de setembro. Têm direito a voto, participantes e assistidos maiores de 18 anos, inscritos nos planos de benefício.

Funcionários da ativa votam por meio do Sisbb, nas agências de relacionamento. Assistidos e demais participantes deverão acionar o sistema de atendimento automático por telefone e site da Previ (clique aqui).

Contraf denúncia uso da máquina – A Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) enviou carta ao presidente do BB, Paulo Cafarelli,  na terça 23, solicitando providências com relação a denúncias que chegaram aos sindicatos: recursos humanos, físicos e tecnológicos da instituição estariam sendo utilizados para indicar o voto no candidato Zeca, na eleição da Previ. Até poucas semanas atrás ele era diretor do banco responsável pela cobrança de metas das áreas de negócios.

Para o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, João Fukunaga, a candidatura de Zeca deve ser vista com cuidado pelos participantes. “Uma das maiores brigas do movimento sindical é por um teto no pagamento dos benefícios, para evitar que os altos salários da direção do banco comprometam as contas da Previ. Zeca se aposentou recentemente com benefício integral e dificilmente será favorável a mudanças que afetem seus antigos pares. Ele nem sequer se posiciona, por exemplo, em relação a alterar a PIP – Pontuação Individual do Participante – para aumentar a arrecadação no Previ Futuro e consequentemente melhorar os benefícios do pessoal da ativa. Como o banco não quer aumentar sua contribuição na PIP, provavelmente terá apoio de Zeca para barrar qualquer medida nesse sentido, caso seja eleito”, alerta o dirigente sindical. “Por isso este é o momento de o bancário votar em quem realmente brigará por ele e não pelo banco. Nosso candidato é Márcio Souza.”

Currículo – O candidato apoiado pelo Sindicato foi presidente do Sindicato dos Bancários de Petrópolis e integrou a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB. Graduado em Direito, tem MBA em Gestão de Projetos, especialidade como Gestor de Fundo de Pensão e é certificado pela Anbima (CPA-20).


Jair Rosa – 25/8/2016 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1