Pular para o conteúdo principal

PDV pode aumentar adoecimento na Caixa

Linha fina
Possível saída de cerca de 10 mil bancários, sem que haja reposição, implicará na piora das condições de trabalho nas agências e departamentos, alerta Sindicato
Imagem Destaque
Jair Rosa, Spbancários
6/1/2017


São Paulo – O que já é ruim, pode piorar muito. Os dados mais recentes sobre adoecimento de empregados da Caixa, do Anuário Estatístico da Previdência Social de 2014, apontam 681 afastamentos devido a transtornos mentais e outros 558 devido a distúrbios osteomusculares (LER/Dort), totalizando 1.239.

O dirigente sindical e conselheiro eleito do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CRST) da cidade de São Paulo, Francisco Pugliesi, alerta: esse número de afastamentos tende a aumentar significativamente se realmente saírem 10 mil empregados por meio de um plano de demissão voluntária (PDV) – como almeja a direção da Caixa – sem a devida reposição.

“Essas são as doenças [LER/Dort] que mais acometem a categoria bancária e não por acaso: estão diretamente relacionadas à sobrecarga de trabalho que já é grande”, explica Chico. “E são casos que foram levados adiante pelos trabalhadores, mas sabemos que o número é bem maior que isso, pois, infelizmente, muitos prosseguem trabalhando mesmo doentes, por receio de se afastarem e perderem, por exemplo, a comissão. E olha que os números que temos de LER/Dort são de 2014, quando a Caixa tinha cerca de 100 mil trabalhadores e já cobrávamos mais contratações para reduzir a sobrecarga”, lembra. 

De acordo com o último balanço divulgado pelo banco, no terceiro trimestre de 2016, a Caixa contava com pouco mais de 95 mil trabalhadores.

“Se houver essa saída que o banco quer, sem a devida reposição, teremos algo em torno de 85 mil trabalhadores no banco. Serão 15 mil bancários a menos em relação a 2014. Ou seja, será criado um ambiente propício para aumentar o assédio moral pela cobrança de metas, sobrecarga de trabalho e, consequentemente, muito mais bancários adoecendo”, analisa o dirigente.

“Estão tentando reduzir a Caixa ao máximo para privatizá-la e não podemos aceitar isso passivamente. Mais que nunca temos de ampliar a mobilização e isso começa pelo Dia Nacional de Luta que promoveremos em 12 de janeiro, aniversário de 156 anos da Caixa”, convoca.

Leia mais
> Aniversário da Caixa na quinta é dia de luta 
> Luta por contratações na Caixa será intensificada 
> Contraf-CUT repudia enfraquecimento da Caixa 
> É preciso reagir ao desmonte dos bancos públicos 
 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1