Pular para o conteúdo principal

Caixa desrespeita empregados e adia eleição do CA

Linha fina
Votação começaria nesta segunda-feira 16, mas foi remarcada de forma abrupta e só ocorrerá a partir da segunda-feira 23
Imagem Destaque
Redação Spbancarios
16/1/2017


São Paulo – A eleição para o Conselho de Administração (CA) da Caixa, que deveria começar nesta segunda-feira 16, foi adiada pela direção da Caixa Federal. Agora, a votação dos empregados da ativa de todo o país, por meio do SISRH 4.1 no Rede Caixa, acontecerá a partir do dia 23 de janeiro e se encerrará em 26 de janeiro.

De acordo com a comissão eleitoral, a mudança resulta em ajuste do processo à lei 13.303, o Estatuto das Estatais, que não prevê a suplência para o cargo.

“A forma como a mudança foi feita foi abrupta e desrespeita candidatos e empregados da Caixa”, critica o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e diretor do Sindicato, Dionísio Reis.

O Sindicato continua apoiando a Chapa 1, agora formada apenas por Maria Rita Serrano, por acreditar na defesa da Caixa 100% pública, na humanização das relações de trabalho e no comprometimento de sua integrante  com todos os empregados do banco.

Maria Rita Serrano é a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, organização que teve papel fundamental na luta contra o caráter privatizante do Estatuto das Estatais, que acabou sendo aprovado pelo Contresso com importantes mudanças propostas pelos trabalhadores e parlamentares comprometidos com a preservação das empresas públicas.

Atual suplente do representante dos trabalhadores no CA, Maria Rita ingressou na Caixa em 1989, ocupando vários cargos de gestão. Presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC. Mestra em Administração e graduada em História, atualmente faz especialização em Governança.

Chapa venceu em SP - No primeiro turno da eleição para o CA, a Chapa 1 obteve em São Paulo mais que o dobro de votos da Chapa 25 (2.474 contra 1.180). Ambas disputam o segundo turno.

“As chapas defendem propostas muito diferentes e esse resultado expressivo em São Paulo mostra que os empregados se reconhecem na luta em defesa do banco 100% público e em defesa dos direitos dos trabalhadores, bandeiras da Chapa 1”, afirma Dionísio Reis, dirigente do Sindicato e empregado da Caixa.

Comprometimento com os empregados e a manutenção da Caixa 100% pública; transparência e fiscalização pela sustentabilidade da instituição; uma governança que respeite a diversidade e aprimore a comunicação com os trabalhadores: esses são os compromissos da Chapa 1.

Atribuições – Todas as decisões passam pelo Conselho de Administração da Caixa. Entre outras funções, o representante eleito tem o papel de aprovar a gestão e o plano estratégico do banco e de fiscalizar a execução da política geral dos negócios e serviços do banco. A eleição de um representante dos trabalhadores é garantida pela Lei 12.353, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2010.
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1